Formatura do Samu Regional

26/07/2013 - 0:00
Formatura do Samu Regional
Acessibilidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) regional acaba de ganhar um forte reforço de 100 profissionais mais preparados e qualificados, que em 25/7, com evento no Centro Cultural Valdelice, receberam certificado do curso de Suporte Básico de Vida. O curso de 11 meses, 16h semanais, reconhecido pelo Ministério da Educação, realizado num sistema de parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), faz parte do programa de Capacitação dos Profissionais de Atendimento Pré-hospitalar Móvel – Rede Samu 192. 
À Central de Regulação do Samu Regional de Embu das Artes estão vinculados, além da cidade, os municípios de Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Foram representados na cerimônia por: Clodoaldo Leite da Silva (prefeito de Embu Guaçu), Sandra Fhilie (secretária de Saúde de Embu das Artes, que representou o prefeito Prefeito), Luciano Farnezi de Oliveira (secretário de Saúde de Embu Guaçu), Neusa Bastos Pereira (diretora de saúde de São Lourenço), além de Antônio Onimaru (coordenador geral do Samu Regional), representando a coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, e Elaine Soares, enfermeira de Educação Continuada do Samu Regional, responsável pela coordenação do curso. 

“Somos o primeiro Samu qualificado em primeiros socorros e um dos primeiros a serem capacitados no Brasil. E isso ocorre pelo trabalho, pela dedicação”, disse a secretária Sandra Fhilie. Destacou a importância da formação dos profissionais e do trabalho desenvolvido pela equipe de treinamento, a contribuição de Antônio Onimaru, especialista e precursor na construção do Samu, o apoio do prefeito Clodoaldo, que é presidente do Conselho Consultivo da Subrregião Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti), desde maio. A entidade articula ações metropolitanas,em nome de oito municípios: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

A finalidade do curso é capacitar profissionais da rede Samu 192, e Pré- hospitalar Fixo em todos os Estados da federação e no Distrito Federal, para implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo diretrizes a Portaria nº 2048-GM/MS de 2009. As aulas foram destinadas aos técnicos e/ou auxiliares de enfermagem e condutores/ socorristas do próprio SAMU-192, incluindo aulas teórias, aulas práticas e avaliações periódicas, para melhor atendimento à população que utiliza o serviço 192.
----
Compartilhe nas redes sociais