A Central de Atendimento ao Eleitor foi inaugurada na quarta-feira (7/8) com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), o desembargador Alceu Penteado Navarro, do prefeito Prefeito e demais autoridades. A partir de agora, Embu das Artes passa pelo “Recadastramento Biométrico Obrigatório” a exemplo de outras cidades paulistas que estão no mesmo processo.
Em seu discurso, o presidente do TRE exaltou a disposição da Prefeitura em apoiar a instalação da Central e apontou um desafio: “Nesta fase, de todas as cidades do estado de São Paulo que realizam o recadastramento para as eleições de 2014, Embu das Artes é a que possui o maior eleitorado.” – Lembrando que município tem cerca de 178 mil eleitores.
Para Prefeito, com a implantação da tecnologia biométrica, o Brasil mais uma vez dá um exemplo para o mundo de como conduzir o processo democrático. “Já somos referência por conta do uso da urna eletrônica para apuração de votos, e a nova forma de identificação de eleitores dará mais agilidade e segurança ao pleito”, afirmou.
Cordialmente, as autoridades trocaram presentes entre si. O presidente do TRE ganhou do prefeito uma pintura da artista local Meire Lopes. Em contrapartida, Prefeito recebeu de Navarro um livro da “História da Justiça Eleitoral”.
Por fim, o prefeito Prefeito e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Doda, foram os primeiros a fazer o recadastramento biométrico, e em poucos minutos, estavam com o novo título em mãos.
Exposição da memória eleitoral
Quem for à Central de Atendimento ao Eleitor terá a oportunidade de ver a exposição “Palácio da Justiça, Berço do TRE” que aborda o nascimento da Justiça Eleitoral. Estarão expostas maquete e imagens de sedes da Justiça Eleitoral, fotos de personagens e momentos da história político-eleitoral paulista e brasileira, além de títulos eleitorais (desde a época do Império) e urnas de votação. Há também um vídeo, cedido pela TV Bandeirantes, que mostra o histórico debate das eleições para governador de 1982 com Jânio Quadros, Lula, Rogê Ferreira, Reynaldo de Barros e Franco Montoro, mediado pelo jornalista Joelmir Beting.
A organização é do Centro de Memória Eleitoral (CEMEL) do TRE-SP e do Museu do Tribunal de Justiça.
Embu das Artes e a ligação histórica com o TRE-SP
A obra “Nascimento da Justiça Eleitoral Paulista” do artista embuense Pascoal do Embu, foi adquirida para integrar o gabinete da sede do TRE-SP após a sua inauguração em 1970. Ela faz parte atualmente do acervo do CEMEL.
Coincidentemente, a peça esculpida em madeira, com cerca de 1,50m de altura, reencontrou sua cidade de origem com a vinda da mostra itinerante que integra a Central de Atendimento ao Eleitor.
Autoridades presentes:
– Juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, da 391ª Zona Eleitoral, o juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, da 341ª Zona Eleitoral, o procurador regional eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva, a promotora eleitoral de Embu das Artes, Juliana Lourenço Balerone Magalhães, zona eleitoral 391
– Luiz Carlos Feliciano (representante do secretário da Casa Civil Edson Aparecido)
– Vereadores: Doda (presidente), João Leite, Edvânio Mendes, Dra. Bete e Jabá do Depósito, Clidão do Táxi, Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde, Jeferson da Silva, Pedro Valdir e Rosana Almeida
– Secretários municipais de Embu das Artes