O Procon apresenta a lista
com as 30 empresas que mais recebem reclamações na cidade. Os números são do
acumulado deste ano e mostram que as empresas de telefonia e os bancos ainda
são os que mais dificultam a vida do consumidor.
Em 2013, foram 4.300 atendimentos e mais de 830 reclamações com média de 80%
de casos resolvidos. “Temos um canal direto com as empresas mais reclamadas. E
esse canal foi criado por elas próprias, pois ninguém quer ficar no ranking de
mais reclamadas”, disse a técnica de Defesa do Consumidor, Maria Aparecida de
Oliveira. Segundo ela, na maioria dos casos, uma conciliação é marcada no
próprio Procon para que haja entendimento entre as partes, mas existem empresas
que dificilmente dialogam.” Nesses casos, o Juizado Especial Civil é acionado e
tudo é resolvido judicialmente.
Entre as principais reclamações dos consumidores, estão
as cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não
cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito,
assistência técnica, garantia estendida, propaganda enganosa, dentre outras.
A divulgação da lista das empresas mais reclamadas tem
também o objetivo de orientar a população na procura por locais que respeitem
as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Visando a agilidade e a proteção estratégica e qualificada dos
consumidores, o Procon de Embu das Artes está integrado ao Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) desde 2011. Este é um programa do Ministério
da Justiça que incorpora em rede as ações e informações dos Procons de todo o
Brasil.
Convênio renovado
O Projeto de Lei que renova o convênio com a Fundação
Procon já está aprovado pela Câmara dos Vereadores e deverá ser assinado até o
mês de novembro. Essa ação visa fortalecer ainda mais o serviço de defesa do
consumidor no município.
“A renovação desse contrato comprova que esse é um
serviço muito importante no município. Ele esclarece o consumidor sobre seus
riscos e é combativo quando há abuso por parte das empresas”, disse a
secretária adjunta de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Embu das Artes, Fernanda
do Rosário de Almeida.
Ainda segundo a técnica Maria Aparecida o Procon Itinerante foi um dos grandes responsáveis por
divulgar o serviço na cidade. “Muitos moradores não sabiam da existência
do Procon no município e acabavam por
utilizar em outras cidades.” O Procon Itinerante, além de divulgar o trabalho, também
conscientiza sobre seus deveres e direitos e faz atendimentos.
Procon
Embu das Artes
Atendimento a consultas e reclamações
2ª a 6ª, das 9h às 16h
Centro – Prefeitura de Embu das Artes
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3568/ 4785-3569
Santo
Eduardo
Rua Ouro Preto, 181
Telefone: 4244-6465/4244-6671