Cerca de 400 profissionais,
entre auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e coordenadores
pedagógicos, da rede direta e de escolas
conveniadas, participaram da formação do projeto Musicalização na Educação
Infantil. Os encontros foram realizados
entre 29/10 e 1º/11.
Neste primeiro módulo cada
participante acompanhou dois dias da formação. As aulas foram ministradas por
oito duplas de professores multiplicadores, que realizaram a formação, em agosto,
diretamente com a equipe do grupo Palavra Cantada.
Simone Cruz de Souza, ADI da Associação da Santa Luzia, participou
da formação e garante: “A formação é algo muito importante, é a oportunidade de
ampliar o nosso conhecimento. A música está presente em tudo e eu tento mostrar
isso aos meus alunos”.
Segundo Simone é papel do
educador levar para as salas de aula momentos de alegria e prazer: “A música é
estimulante, contribui para o aprendizado. Muitos dos alunos trazem consigo uma
bagagem difícil, o educador deve amenizar isso. É nosso papel levar momentos de
alegria para esses estudantes”.
Marcos A. Nascimento, da E.M.
Jatobá, também é um bom exemplo de como a música pode influenciar positivamente
a rotina escolar. O coordenador, em conjunto com o professor André Mendes, formou uma banda na escola com instrumentos construídos pelos próprios
alunos a partir de material reciclável.
A formação baseada no kit
distribuído para professores e alunos mostra de forma dinâmica os benefícios da
música. Algo que também pode ser comprovado por meio das experiências dos próprios educadores em sala de aula. Segundo
eles, a aplicação da música faz com que os alunos interajam mais um com os
outros, além de estimular a percepção auditiva, visual, a coordenação motora e
a imaginação.
Segundo os multiplicadores
Andrea Ferderle, da E.M. Dom José, e Fábio Pereira da E.M. Girassol, encontros
como esse são fundamentais “Nós vivemos em formação, pois a busca pelo
conhecimento deve ser constante. Aqui nós reproduzimos o conteúdo que recebemos
em agosto. O encontro é uma forma de descontração, renovação do conhecimento e
também de produção”, disse Fábio.
Em 2013, os educadores ainda
acompanharão o segundo módulo dessa formação. Para 2014 outros três encontros
estão previstos.