A arte embuense na Assembleia paulista

07/12/2011 - 0:00
A arte embuense na Assembleia paulista
Acessibilidade

A exposição Embu das Artes na Visão de seus Artistas está no Espaço Portinari da Assembleia Legislativa de São Paulo (Palácio 9 de julho, av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera) e pode ser visitada até 22 de dezembro, nos dias úteis, das 9 às 19h. Na abertura, em 5/12, que contou com a presença de vários artistas da cidade e de autoridades, o deputado estadual Prefeito agradeceu o apoio de Emanuel Von Massarani, curador do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, principal executor da mostra, com curadoria de Paulo Dud, coordenador de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura de Embu das Artes.

“Foram os artistas que fizeram Embu ser das Artes e esta é uma homenagem concreta que fazemos para ressaltar a grandeza e a beleza dessa cidade.”, disse o deputado Prefeito, ex-prefeito do município, hoje comandado por Prefeito. Ele ressaltou a importância política e profissional da exposição na Assembleia e no campo das artes e cumprimentou os artistas de Embu das Artes que “deixam nossa cidade cada vez mais bonita e que, aonde vão, levam o seu nome, facilitando o trabalho político”. Declarou que a exposição faz ele se sentir “mais pertinho de Embu”. Agradeceu também o apoio do deputado Barros Munhoz, presidente da Assembleia.

Com pinturas naif, acadêmica e expressionista, a mostra, que marca a mudança do nome Embu para Embu das Artes, faz homenagem especial a Iwao Nakagima e Antonio Carlos Moraes. “A Assembleia se sente honrada com a exposição, mas ela não pode se restringir a este espaço, devendo ser levada a outros locais e até para a Europa, onde mantenho contatos junto ao Vaticano e poderemos pensar seriamente em mostrar estas obras e seus artistas para o mundo”, disse Massarani. Pediu aos artistas para trabalharem em conjunto pelo turismo cultural, que para ele deve ser incentivado: “Continuem nessa missão porque através da cultura e das artes nós podemos criar um mundo entre homens, mulheres e nações. Eu como embaixador aposentado sempre acreditei que a cultura é o melhor veículo para conquistarmos a paz no mundo.” Ele se colocou a disposição para, posteriormente, organizar mostras somente de cerâmica ou escultura no salão da Assembleia.

Homenagem a Nakajima

O secretário de turismo, Valdir Barbosa, em nome do prefeito Prefeito, agradeceu a presença de todos e a Prefeito, “que mostra seu compromisso com a cidade e com os artistas, e que essa exposição, assim como em todo o processo de mudança de nome da cidade, mantém acesa a busca pelo fortalecimento do turismo cultural”.

Em nome dos artistas, Tônia do Embu homenageou Iwao Nakajina e Antônio Moraes e todos os artistas de Embu das Artes já falecidos. E fez um histórico de como o movimento dos artistas, principalmente escultores, desde Cássio M´Boy e os “dinossauros”, inclusive de outros países, transformaram a modernização da cidade através do respeito à cultura e às artes. “A vinda dos artistas mudou até o nosso sotaque”, disse Tônia.

“Tirando os que estão de cabelos brancos, como eu, fico muito contente de encontrar os artistas mais novos. Isso é um sinal de que estamos fabricando os continuadores de Embu das Artes. Vários dos pioneiros já estão na quarta geração de artistas. Todos deixaram descendência e isso é que é importante para nós”. Paulo Dud ressaltou a importância de Embu das Artes mostrar seu trabalho para o mundo: “Só assim nossa arte vai ter maior valor agregado”.

Participaram ainda da abertura da mostra o secretário de Cultura, Paulo Oliveira; Sumiko e Suzana (esposa e filha do artista homenageado Iwao Nakajina); Maria Eunice “Chu” Moraes (esposa do artista homenageado Antônio da Conceição Moraes), além dos artistas Olavo Camps, Meire, Dvanni, Ana Pinho, Walde-Mar, Mário C.Ramos, Lindáurea, Rita do Embu, Fidelcina, Rocilda Cruz Anta, de Osasco, entre outros.

Artistas e obras da exposição: 

Ana Pinho – Festa de Santa Cruz
Dvanni –Embu das Artes e Festa de Santa Cruz
Gondim – Festa Junina
Jaime Mendoza – Rua Boa Vista
João Amadio – Convento dos Jesuítas
Leônidas – Rua Joaquim Santana e Convento dos jesuítas
Lindaurea – Convento dos Jesuítas
Macrina – Mestre Assis no Embu
Meire Lopes – Embu das Artes
Mônica Alvarenga – Festa de Santa Cruz
Nair Opromolla – Convento dos Jesuítas
Olavo Camps – Embu das Embu
Raquel Trindade – Festa Natalina e Maracatu na Feira
Rony Baroncelli – Rua Joaquim Santana
There Oliveira Weiers – Igreja dos Jesuítas
Walde-mar – Lenda do padre Belchior de Pontes
Waldir Mariano – Rua Joaquim Santana

In memoriam

Antonio C. Morais – Convento dos Jesuítas e Caminhos do Embu
Iwao Nakajima – Segunda-feira de Artes
Luzia Caetano – Lenda do Padre Macaré
Josefina Azteca – Festa de Santa Cruz

Informações: tel. 3886-6432

 

 

----
Compartilhe nas redes sociais