A op art de Paulo Dud

08/03/2012 - 0:00
A op art de Paulo Dud
Acessibilidade

Mais um artista de Embu das Artes expõe sua obra na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), intensificando as relações culturais do município de Embu das Artes com o Estado e a Capital. Assim, o município que recebe, especialmente na sua Feira de Arte e Artesanato dos fins de semana, nas suas galerias e nos seus antiquários do Centro Histórico, milhares de visitantes de São Paulo, seu maior emissor turístico, traz à metrópole uma importante mostra da qualidade de seus artistas, através da exposição Optical Art, de Paulo Dud, aberta em 5/3, no Espaço Cultural Cândido Portinari.

 

O artista plástico paulista, de ascendência russa, mora na cidade embuense há três décadas e tem participado de todos os movimentos culturais e artísticos locais nesse período. É um dos mais importantes artistas que continuam se dedicando à optical art ou op art no Brasil. Essa vertente artística tem o primeiro exemplar nos anos 1930, a Zebra de Victor Vasarely, mas foi na década de 1960 que eclodiu na Europa e nos Estados Unidos, chegando ao Brasil. Iluminação, formas virtuais diferentes e efeitos óticos caracterizam o trabalho.

 

Presença de Embu das Artes

 

No ano passado, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade a Lei estadual n.º 14.537, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, complementando todo o processo de mudança do nome Embu para Embu das Artes. Isso ocorreu após realização de plebiscito, aprovada pelo TER-SP a pedido do prefeito Prefeito, e eleição em que 68% dos eleitores que compareceram às urnas votaram pela alteração do nome. Para marcar a data, foi realizada a exposição Embu das Artes na Visão de seus Artista na Alesp. Tanto a mostra de Paulo Dud quanto a dos outros artistas solidificam Embu das Artes como um centro de cultura e arte do Estado.

 

Na abertura da mostra de Paulo Dud compareceram o arcebispo primaz da Igreja Ortodoxa Grega da Diáspora da América Latina, dom Athanasios, e o arcebispo metropolitano da arquidiocese do Cone Sul da América, dom Nikolaos, entre outros convidados. A mostra é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do escritório do deputado estadual Prefeito (ex-prefeito de Embu das Artes), e o convite para a exposição partiu do Patrimônio Cultural da Alesp, que tem como curador o ex-diplomata Emanuel Massarani.

 

A exposição Optical Art está no Espaço Cultural Cândido Portinari, no Mezanino do Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo, SP). Pode ser visitada até 17/3, de segunda a sexta, das 9 às 19h.

 

----
Compartilhe nas redes sociais