Muitas pessoas prestigiaram a abertura da exposição Índios, Traços e Expressões do artista plástico Jaime Trindade no sábado, 18/4, no Centro Cultural. A temática utilizada pelo artista foi o índio, principalmente suas expressões faciais, o ambiente onde vivem e seu cotidiano. Entre os índios pintados por Jaime, estavam os das tribos Kuikuros, Yanomani, Kaipó e Xingu. A exposição continua até 28 de abril.
Jaime Trindade disse que seu interesse pelos índios surgiu há nove anos, durante as comemorações e festividades dos 500 anos do descobrimento do Brasil em que os índios ficaram em evidência e a partir deste momento passou a fazer telas sobre os indígenas. Ele contou também, que teve a oportunidade conviver pessoalmente com os índios Kuikuros por um dia, na Toca da Raposa, em Juquitiba. “Eles são muito desconfiados dos homens por tudo que passaram e o que sofreram”, disse o artista plástico.
Jaime Trindade tem 35 anos, é autodidata e teve o seu primeiro contato com as artes plásticas por meio de técnicas de pinturas inovadoras em móveis e paredes. Paralelamente, a pintura a óleo sempre esteve presente em sua vida e com ela desenvolveu seu próprio estilo, inspirado nos grandes mestres da Renascença e do Barroco. O artista integra o grupo de expositores da Feira de Embu das Artes aos domingos. É professor de arte e estuda Artes Visuais.