Aberta Mostra dos “Núcleos de Cultura”

16/11/2015 - 0:00
Aberta Mostra dos “Núcleos de Cultura”
Acessibilidade

A Mostra dos Núcleos de Cultura de Embu das Artes foi aberta na sexta (13/11) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a exposição de 370 obras de alunos, como pintura em tela (150), desenho (42), escultura em granito e mármore (23) e cerâmicas (155), que podem ser vistas na sala Ana Moisés até dia 22 de novembro.

O evento promovido pela Secretaria de Cultura tem ainda uma programação repleta de apresentações artísticas, de teatro, música e dança – ver programação no rodapé.

“O ensino artístico nos Núcleos é uma iniciação, uma oportunidade para o aluno aprender e despertar para alguma forma de arte”, disse o secretário de Cultura, Alan Leão. “Essa experiência pode incentivá-lo a se aprimorar e seguir carreira na atividade, se descobrir que leva jeito ou tem talento pra coisa”, completou.

Na abertura, a artista Raquel Trindade ressaltou a importância da produção artística na vida das pessoas e agradeceu a dedicação dos professores. "A arte faz parte da minha vida e da minha família, portanto afirmo que é possível viver dela como profissão, sempre espalhando o amor e a alegria", declarou.

Camila da Silva Santos, 12 anos de idade, descobriu sua vocação após iniciar o curso de desenho no Centro Cultural Parque Pirajuçara: "Pretendo me aperfeiçoar e ser uma profissional na área".

Uma das presenças fortes na Mostra são as produções das oficinas do Memorial Sakay, coordenado pela ceramista Tônia do Embu. Ela comentou sobre o viés inclusivo e democrático das atividades que contam com pessoas de diversas origens sociais, como a participação de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). "O poder de reconstrução emocional por meio da arte é incrível e alcança resultados fantásticos", afirmou.

A médica aposentada, Maria Rosa Logiodice, tinha a escultura como um hobby, mas hoje ela é a sua principal atividade e pretende avançar para uma carreira artística. "É uma baita responsabilidade, mas quero crescer e criar obras como uma artista plena", revelou.     

Os cerca de 20 Núcleos de Cultura atendem 2.400 alunos, sendo 350 na Escola de Música, e têm o objetivo de fortalecer a identidade cultural e artística da cidade e perpetuar o legado artístico de Embu das Artes. Para isso, dispõem de vagas nas áreas de artesanato, artes plásticas e cênicas, canto, dança, música e outras. É uma oportunidade para a descoberta de novos talentos. Clique aqui e veja os endereços dos Núcleos na cidade.

Mostra dos Núcleos de Cultura (artes plásticas)
Local: Centro Cultural Mestra Assis do Embu – sala Ana Moisés
Endereço: Largo 21 de Abril, 29, Centro
Quando: todos os dias, das 8h às 18h

Confira a programação completa:

Centro Cultural Mestre Assis

Sábado, 21/11
10h – apresentação dos cursos de música (viola caipira, violão e cavaquinho)
14h – apresentação dos cursos de dança e teatro (dança do ventre e teatro)

CEU das Artes no CEU Jardim do Colégio

Sábado, 28/11
16h – Abertura da exposição dos alunos de pintura em tela
16h30 – Aula de zumba

Centro Cultural Parque Pirajuçara

Domingo, 29/11
14h – apresentação dos cursos de dança (jazz, dança do ventre e balé)

Sábado, 5/12
10h – apresentação dos cursos de música (violão, bateria e percussão)
14h – apresentação do curso de dança ( balé),  teatro  e do Corpo de Baile Municipal de Embu das Artes

Centro Cultural Santo Eduardo

Domingo, 6/12
10h – apresentação do curso de dança (balé), teatro, capoeira e do Corpo de Baile Municipal de Embu das Artes
14h – apresentação dos alunos da Escola Municipal de Música de Embu das Artes (violino, piano e percussão) 

----
Compartilhe nas redes sociais