Com muita empolgação, começou na terça-feira, 23/6, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, a 5ª edição dos Jogos Cooperativos da 3ª Idade realizada pela Secretaria de Participação Cidadão da Prefeitura de Embu. Participam do evento 330 atletas da Melhor Idade das cidades de Cotia, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Santa Isabel, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Embu. O evento foi criado em 2004 e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e estimular o resgate da auto-estima, possibilitando a inclusão social por intermédio da dança, do esporte e da cultura.
Antes da cerimônia de abertura, aconteceram apresentações culturais das cidades participantes com danças indianas, country, ciganas, entre outras. “As pessoas mais importantes desses jogos são vocês”, disse a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Nelman Inácio Amaral. “O evento significa oportunidade para todos com a inclusão social da 3ª idade”, falou o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Taboão da Serra, Luiz Lune, em referência ao slogan do Governo Municipal. Prefeito disse a todos que é uma honra para Embu das Artes organizar o evento e anunciou uma novidade para o ano que vem: “Vamos convidar na próxima edição as famílias dos atletas, pois muitos deles na fazem idéia da capacidade de vocês”, disse o prefeito.
Compareceram ao evento as secretárias de Assistência Social, Selma Fernandes, de Educação, Rosemary de Matos, a secretária adjunta de Participação Cidadã, Mariana Marques, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Joel Milagres, o secretário de Cultura, Paulo Oliveira, entre outras autoridades.
24 de junho
Ginásio Municipal Hermínio Espósito
8h – Voleibol feminino e masculino
Restaurante e Churrascaria Recanto Gaúcho
19h30 – baile de confraternização
25 de junho
Ginásio Municipal Hermínio Espósito
8h30 – truco e dominó
10h30 – encerramento e premiação
“Para mim este evento é uma beleza, antes não tinha disposição, hoje eu participo de todas as atividades de vôlei na minha cidade e, principalmente, porque trouxe benefícios para a minha saúde”
Jurandir Vasconcelos, 70 anos, atleta da cidade Cotia
“Antes de participar dos jogos, eu não estava bem de saúde e agora tenho uma nova vida. Fiz muitos amigos aqui e considero-os como a minha segunda família”
Nanci de Oliveira, 74 anos, atleta de São Lourenço da Serra