O 12º Festival de Flores e Plantas foi aberto oficialmente na sexta-feira (25/9), junto com a 93ª Exposição de Orquídeas, durante cerimônia, com a presença, já pela manhã, de um bom público, autoridades e alunos.
“Foi uma decisão do prefeito Prefeito que articulássemos ações entre as secretarias do município para qualificar e tornar o evento mais atrativo para moradores e turistas”, disse o secretário de Turismo, Valdir Barbosa.
O deputado estadual Prefeito elogiou a coragem dos participantes em acreditar no projeto nesse período de instabilidade econômica: “Precisamos de gente como vocês, com determinação para seguir adiante sem pessimismo”.
Lúcia Midori, coordenadora da exposição de orquídeas, revelou a ousadia da Associação Orquidófila de São Paulo em fazer o evento em Embu das Artes neste ano, saindo do bairro da Liberdade, em São Paulo. “Realizávamos a Exposição na Liberdade desde sempre há anos, mas lá ficou pequeno para nós, por isso decidimos vir a um lugar mais amplo e confortável aos visitantes”, disse.
Edna Santos, da Lotus Eventos, que organiza a Feira Gastronômica Master Chef´s, revelou como se deu a participação deles no evento:
Demais autoridades presentes: secretários Paulo Vicente dos Reis (Educação), Marcos Rosatti (Gestão Financeira), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Rita de Biaggio (Comunicação), Edson Bezerra (Gestão Democrática), presidente da Amlurb, Leiliana Teixeira, os vereadores João Leite, Clidão do Táxi e Jefferson do Caminhão, Angelo Archibald (coordernador do Festival), Marcos Mello (coordenador do Master Chef´s), Lúcia Midoria (coordenadora da Associação dos Orquidófilos de São Paulo), Kazu (Sindicato dos Químicos), José Castro (Sansuy) e Rosangela Santos (ASAE).
Premiados do concurso “Se as Flores Falassem”
Durante a cerimônia, os vencedores do Concurso “Se as Flores Falassem”, com o tema “flor”, foram premiados pela produção dos melhores desenhos e arte produzidos. Concorreram alunos da rede municipal de ensino, do Programa Mais Educação, ProJovem, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e MOVA (Movimento de Alfabetização de Adultos). O Corpo de Ballet Municipal dos Núcleos de Cultura encerrou a apresentação.
O três mais primeiros colocados por categoria foram:
Mais Educação
1º Maria Clara da Silva (E. M. Jornalista José Ramos). Ouça a vencedora:
2º Raíssa da Silva Pino (E. M. Jornalista José Ramos)
3º Diego de Jesus dos Santos (E. M. Hermínio Espósito)
EJA, MOVA e ProJovem
1º Paulo Henrique Souza (E. M. Paulo Freire).Ouça o vencedor:
2º Eli Nascimento Machado (E. M. Amilton Suga Galego )
3º Maria do Carmo Araújo (E. M. Paulo Freire)
Joana D´arc Ventura da Silva (ProJovem) recebeu um prêmio de Honra ao Mérito