Cinco anos após entregar as obras de revitalização da Praça do Jardim Independência, com canalização do córrego, pista de Cooper, parque infantil e implantar a segunda academia pública da cidade no local, o prefeito Prefeito faz uma nova intervenção a favor da população e substituiu os equipamentos da academia pública ao ar livre.
Os aparelhos antigos, alguns avariados pelo tempo e pelo mau uso, com necessidade de manutenção, foram substituídos por dez novos equipamentos, entre eles multiexercitador, alongador, simuladores de caminhada e cavalgada, rotação diagonal e vertical, esqui e remada, dispostos de forma a trabalhar membros superiores e inferiores.
Na ocasião, além de falar sobre a importância da prática de atividades físicas para a manutenção da saúde, Prefeito lembrou outras intervenções a favor da saúde da população realizadas no local como a inauguração do Complexo Poliesportivo Jardim Independência (2011) e a inauguração da academia pública de musculação (2013), do programa Viva+ Embu das Artes.
O gestor municipal também declarou sua satisfação em ver as pessoas cuidando da própria saúde: “Quando eu vejo esse espaço e o uso que as pessoas estão fazendo eu fico muito feliz, antigamente era difícil ver as pessoas fazendo caminhada. Em todo o lugar que a prefeitura vem intervindo, nós temos feito pistas de caminhada e implantamos academias públicas para que as pessoas possam investir na saúde delas”.
Os passantes e frequentadores do local aprovaram a mudança, ouça os depoimentos:
Maria da Luz Rodrigues da Silva, 35, conhecida como Marisa entre os amigos, mora no Jardim Macedônia e caminha, todos os dias, até a academia pública do Jardim Independência para se exercitar. O motivo: um problema no nervo ciático:
Ezilda Alves dos Santos, 53, mora próximo à academia e diz sentir vergonha por não se exercitar. Agora, com os novos equipamentos, e a chegada das férias escolares dos netos, ela pretende incluir os exercícios na rotina:
Lena Silva caminha todos os dias no local, garante que a academia pública vive lotada e que a substituição dos aparelhos será aprovada pela população:
A troca de equipamentos levou aproximadamente 2 horas e foi acompanhada pelo secretário de Serviços Urbanos, Mário Alves, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Santos, e pelo empresário Milton Arenzon, do Rancho Silvestre.