Agentes de Saúde recebem treinamento para operar o E-SUS

24/09/2015 - 0:00
Agentes de Saúde recebem treinamento para operar o E-SUS

Pensando no aperfeiçoamento dos seus atendimentos, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Libbs Farmacêutica está implantando desde o ano passado (leia aqui) o E-SUS AB, sistema do Ministério da Saúde que visa melhorar a gestão das informações sobre os pacientes, estratégia fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Dia 24/9, 130 agentes comunitárias de saúde passaram por capacitação com a equipe da empresa de informação voltada para a saúde Tríplice Consultoria, para aprender a utilizar a ferramenta. O encontro aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis. O E-SUS AB está sendo implantado a partir do projeto “Tempo É Saúde”, que prevê a revisão dos processos do primeiro atendimento e triagem (classificação de risco) e implantação efetiva do sistema, que já está em nove das 16 Unidades Básicas de Saúde da cidade: Eufrásio, Independência, Vista Alegre, Mimás, Santo Eduardo, São Luiz, Valo Verde, Ângela (recém-inaugurado) e Fátima.

A implementação do sistema em Embu das Artes está à frente de outras cidades do Estado. Segundo Marcel Vieira, técnico da agência Cause, também responsável pela formação dos agentes comunitários, o município já se encontra no cenário 6, que é o mais avançado do sistema: “A graduação vai de 1 a 6, sendo que o 1 significa apenas preenchimento de fichas e colocação no sistema, e o 6 é a utilização de prontuários eletrônicos, agendamento de consultas, envio em tempo real de informações para a Secretaria de Saúde, além de permitir saber se o médico ou outro profissional de saúde está na unidade”, falou.

Segundo a dentista e educadora em Saúde da pasta, Lucimeire Brockveld, nas UBS´s onde o sistema já está operando, a mudança foi muito sentida: “Percebemos que nos locais onde já estamos utilizando o E-SUS, a melhoria no atendimento foi muito grande. É um avanço, veio para ajudar ainda mais”.

Joelita dos Santos, trabalha como agente há cinco anos na UBS São Marcos e gostou da formação: “Para mim está sendo esclarecedor. Essa ferramenta está facilitando muito o nosso trabalho, com certeza vai agilizar tudo”.

“Não vou mentir, fiquei com medo de ter que utilizar o computador, de não dar certo. Agora, vendo os resultados,  percebo que podemos sempre melhorar. Estou mais tranquila”, afirmou Sidnéia Souza, agente que também trabalha há cinco anos na rede, dentro da unidade de saúde do Itatuba.

Informatizando a saúde

O projeto foi viabilizado graças ao comprometimento da Libbs Farmacêutica com  a cidade, dentro de sua política de responsabilidade social corporativa, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao apoio do Ministério da Saúde.

O investimento total para melhorar o atendimento ao cidadão e as condições de trabalho dos funcionários da saúde é de R$ 1,2 milhão. O principal objetivo é diminuir o tempo de espera, facilitar agendamentos, criar o prontuário eletrônico e capacitar as unidades para efetuarem  o acolhimento com classificação de risco no primeiro atendimento. O sistema deverá ser acessado em qualquer unidade de saúde.