Agentes Infantis de Controle da Dengue

31/03/2008 - 0:00
Agentes Infantis de Controle da Dengue
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu, através de ações intersetoriais envolvendo as Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, vem desenvolvendo um trabalho permanente de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa inclui uma ação educacional continuada da população para que ela entenda e também assuma a sua responsabilidade na eliminação dos criadouros dentro de casa.

Uma dessas ações aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo na sexta-feira (28/3) durante as comemorações do Dia da Água e prosseguem até o final de abril, sempre às sextas feiras, às 9h e às 14h30. Participaram alunos e professores das escolas Primavera (Jardim Santa Tereza) e Santo Horácio (Jardim Estela). A oficina da Dengue, realizada pela equipe de Vigilância em Saúde de Embu, é voltada aos estudantes da rede municipal de ensino e visa a estimular os estudantes a conhecer e aprender medidas de controle dos principais criadouros do mosquito e relacionar a transmissão dessa doença com a água.

Os alunos menores de seis anos fazem desenhos e pinturas sobre o mosquito e criadouros, enquanto os maiores observam diferentes recipientes com ovos, larvas, pupas (filhotinhos do mosquito) e adultos do mosquito para depois assinalar em quais ambientes ele pode se desenvolver: pneu coberto com lona, balde com água, vaso de planta com prato com água, garrafas com a boca virada para baixo, planta aquática no vaso com água, tampinhas de garrafas com água, garrafas e latas destampadas com água, planta aquática com vaso com areia, vaso de planta com prato cheio de areia, pneu descoberto com água, bebedouro de cão com água e caixa d´água destampada.

Após assistir ao vídeo sobre as medidas de controle, as crianças com idades entre quatro e seis anos recebem um certificado de Agente de Controle da Dengue e comprometem-se a divulgar o que aprendeu sobre o mosquito Aedes aegypti.

Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde realiza um trabalho intensivo com visitas domiciliares, bloqueio de criadouros (eliminação dentro das residências e na sua área externa), intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitérios, desmanche de veículos e borracharias, além de campanhas educativas.

Em 2007, o município contabilizou 367casos de Dengue, sendo 331autóctones e 36 importados.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: