Na terça-feira, 13/10, o grupo técnico de aleitamento materno da Secretaria de Saúde de Embu da Artes recebeu um troféu de menção honrosa no VII Fórum de Promoção de Saúde & VII Encontro de Experiências Bem-Sucedidas em Promoção da Alimentação Complementar, promovido pela Secretaria do Estado da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
O trabalho “O Desafio de Capacitar Profissionais da Atenção Básica, em Aleitamento Materno e Alimentação Complementar” foi inscrito com outros 53 de diversas cidades do Estado e ficou entre os cinco melhores. Ele é um relato de oficinas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, de maio à setembro deste ano, para implantação no município da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (programa do Governo Federal que tem por objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)).
Ao todo, foram 37 oficinas que capacitaram 554 profissionais da rede de saúde básica (cerca de 80% do total), qualificando-os a trabalharem com aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças até dois anos de idade, e incluiu médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares, gerentes, pessoal de recepção, psicólogos, fonoaudiólogos e outras categorias que integram a rede de saúde básica.
“Nosso trabalho foi selecionado exatamente por conseguir alcançar quase 80% do nosso pessoal, e muitos sabem como não é fácil capacitar uma equipe tão complexa dentro de um único tema. É uma alegria ser porta-voz da equipe que é muito engajada com esse tema, lembrando da doutora Rita de Cássia Kisokuri, pediatra que deu início a todo esse trabalho”, disse a dentista e educadora em Saúde, doutora Lucimeire Brockveld, da Secretaria de Saúde.
A cidade é reconhecida nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em aleitamento materno, tanto que o Ministério da Saúde solicitou a participação da doutora para desenvolver um manual de acompanhamento do tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, sendo Embu das Artes o campo de pesquisa para a implantação desse manual em território nacional.
O trabalho é importante pois há inúmeras doenças que se pode prevenir através da prática do aleitamento materno e da introdução de novos alimentos de forma correta. O aleitamento materno já é trabalhado no município desde 2002, quando apenas 11% das mães amamentavam. Hoje, após o projeto, esse número saltou para 42%, tendo sido abordado inclusive em uma pesquisa de mestrado que relatou as ações desenvolvidas na última década no município. Mas a alimentação complementar ganhou força com a formação de tutores, que trabalham nas UBS´s e que ajudam as equipes nesta ação.
O município de Embu das Artes esteve presente também com a apresentação de dois banners que mostravam projetos em implementação: “Piloto de Implantação de Meditação na Escola em Embu das Artes – Um relato de experiência”, realizado na E.M. Amilton Suga Galego e apresentado no fórum pela psicóloga Ana Maria Canejo e o “Projeto Meditar”, sobre a prática da meditação com pacientes, realizado na UBS Vista Alegre e realizado pela auxiliar de enfermagem Ligia Xavier.