Alunos de Embu iniciam pesquisas científicas no Litoral Sul de São Paulo

10/05/2007 - 0:00
Alunos de Embu iniciam pesquisas científicas no Litoral Sul de São Paulo
Acessibilidade

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Ciência Hoje, inicia as viagens do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação, Embu na Onda do Mar. De 9 de maio a 29 de junho, todos os alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais realizarão estudos e pesquisas científicas no Litoral Sul do Estado de São Paulo visitando o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Ecológico Cotia-Pará, Orquidário, Aquário de Santos, Museu de Pesca, Porto de Santos e a praia durante um dia de passeio.

Em 2005, o Embu na Onda do Mar foi certificado pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras e UNESCO como "uma tecnologia social efetiva: soluciona o problema a que se propôs resolver, tem resultados comprovados e é reaplicável". Idealizado como forma de desenvolver e estimular a educação científica no ensino fundamental, o programa vai além disso, integrando o mote de uma campanha mundial da Organização das Nações Unidas pela alfabetização científica. A parceria entre a Prefeitura e o Instituto Ciência Hoje foi pioneira no país e já beneficiou mais de 10 mil estudantes desde 2003.

A iniciativa possibilita que os alunos saiam a campo para investigar os problemas da cidade. Sob orientação dos professores, que participam em uma etapa anterior do Curso de Formação Docente, as crianças escolhem um assunto para ser estudado e formulam questões que devem ser observadas. Na segunda etapa, coletam dados, elaboram hipóteses e se mobilizam para encontrar as respostas. Para isso, usam recursos como experiências e pesquisas em livros, revistas, internet e até conversam com especialistas. Após esta fase, passam um dia na Baixada Santista, onde comparam os ecossistemas de Embu e do litoral. Ao final das expedições, todos vão à praia. Muitos deles pela primeira vez. As experiências são relatadas num jornal elaborado pelo Instituto, com a ajuda dos estudantes, e também podem ser conferidas na exposição dos trabalhos.

----
Compartilhe nas redes sociais