Alunos fazem primeira colheita do ano em horta educativa

03/07/2018 - 16:25
Alunos fazem primeira colheita do ano em horta educativa

Júlia Hichiba, 8, estava feliz da vida. Era a primeira vez que a aluna do 3º ano da E. M. Amilton Suga Galego, no Jd. Valo Verde faria uma colheita. Ela e outros alunos da escola participam do projeto “Horta Educativa”, de iniciativa da Secretaria de Educação juntamente com o Fundo Social de Solidariedade Municipal e Estadual.

A Horta Educativa faz parte do projeto de incentivo à alimentação saudável das escolas municipais e teve início com uma conversa com os pais durante as reuniões entre professores e responsáveis.

“Tudo foi feito em etapas e começamos a perceber que a ideia estava ganhando a adesão de todos. O terreno foi examinado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a pedido da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Após a liberação para uso do espaço, iniciamos um trabalho em sala com as crianças. Depois iniciamos a seleção de mudas e o plantio efetivo”, afirmou o diretor Leandro Santana.

O secretário da pasta, Pedro Ângelo conversou com os alunos sobre a importância da horta: “Esse é um projeto que já existe em 10 escolas da cidade e queremos ampliar esse número”, contou o secretário que estava acompanhado pela coordenadora de Peojetos Especiais, Darlene Ferreira, e outros professores.

Os professores Afonso Florêncio (educação física) e João Moura (PEB I) trabalharam em conjunto para ensinar as crianças a botar a mão na terra: “Já planto todo tipo de verdura e temperos na minha casa, gosto disso, além do mais, fomos convidados a fazer um curso em Campinas para ensinar ainda mais para os pequenos. Estou dando melhor de mim nesse projeto”, disse o professor Afonso.

As crianças estavam muito empolgadas para colher tudo o que plantaram no final de abril: couve, rabanete, cenoura, alface, abobrinha e cebolinha. E o melhor: todas participaram de uma degustação aprovando, sem ressalvas, tudo o que foi colhido.

“Foi emocionante poder colher minha comida, e está uma delícia”, falou Yasmin Lima, 9 anos.