Amizade e parceria marcam fim da celebração dos 100 Anos da Imigração Japonesa no Embu

27/06/2008 - 0:00

De 14 a 22 de junho, a Prefeitura de Embu realizou diversos eventos em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, para celebrar a convivência e as inúmeras parcerias com a comunidade nipônica que reside no município. A partir de um decreto assinado pelo prefeito Prefeito, foi criada uma comissão especial para a data, que coordenou os eventos.

Iniciando as festividades, a cidade recebeu a Tocha da Amizade, que simboliza a integração centenária entre o Brasil e o Japão. Depois, aconteceu a abertura do AnimaEmbu, evento organizado por Kiyoshi Sakamoto, do Instituto Jump, que contou com diversas atividades: oficinas de desenho e dança, exposições de anime e filmes japoneses, jogos, shopping Anima, com venda de revistas, mangás e posteres, além de torneios de jogos eletrônicos (Winning Eleven) e concurso de animekê e cosplay.

A missa realizada há 50 anos pelos descendentes em homenagem a seus antepassados foi comemorativa dos 100 anos da vinda dos primeiros japoneses. Apresentações de danças típicas, Ninjitsu e Tambores Taikô, e homenagem a personalidades de destaque da comunidade japonesa no município, realizada pela Prefeitura, ilustraram ainda mais as comemorações.

O encerramento do AnimaEmbu aconteceu no domingo, 22/6, no Centro Cultural Embu das Artes, com a realização do concurso de cosplay. Os vencedores ganharam ingressos para o Anime Friends, medalhas e certificados de participação. O público que lotou o espaço em nove dias de eventos gostou do alto nível das apresentações.

Confira os vencedores:

Categoria individual
1º lugar: Giulianno T Silva representando o Corvo
2º lugar: Bruna Cristina de Lima representando Jill Valentine
3º lugar: Arthur Salvador representando Sanosuke (Samurai-X)

Categoria Grupo
1º lugar: Bruna/Arthur/Israel/Renan/Maxwell KOF Xtreme