A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu no início de janeiro o contato e a reintegração à família de três pessoas em situação de rua que se encontravam de passagem pelo município.
No dia 3/1, atendendo a uma denúncia, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), localizou o jovem Ednei Santos do Nascimento, 22, que se encontrava na Avenida Elias Yazbek, próximo à entrada da cidade, levando seus pertences em um carrinho de bebês. Confirmando que se encontrava em situação de rua, aceitou ser conduzido ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde realizou higiene e alimentação.
Através de pesquisa com seus dados pessoais, constatamos que o mesmo era considerado como desaparecido pelos familiares e constava no cadastro de desaparecidos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), do município de São Paulo, que após contatada, transmitiu à família o telefone do Centro Pop e em poucos minutos, mãe e filho conversaram e Ednei, após pernoitar no Abrigo Institucional para População em Situação de Rua, partiu para reencontrar sua mãe no município de Francisco Morato – SP.
No mesmo dia, o jovem Evanildo Franco da Silva, também de 22 anos, procurou o atendimento do Centro Pop de forma espontânea, informando que se encontrava a caminho de Foz do Iguaçu, no Paraná, mas por se encontrar em situação de rua, não tinha endereço certo de onde ficaria. O mesmo se encontrava há cerca de um ano em situação de rua e durante todo esse tempo, sem contatar seus familiares, pelos quais nutria alguma mágoa em razão de eventos do passado.
Localizamos seus familiares, residentes na cidade do Rio de Janeiro – RJ, por meio de redes sociais e o mesmo aceitou contata-los. Após conversa em que todos se emocionaram, Evanildo desistiu de seguir para Foz do Iguaçu e optou por retornar ao Rio de Janeiro, para reencontrar seus familiares, custeando sua passagem por meio do cartão ID Jovem, disponibilizado pela Secretaria Nacional da juventude e que garante a gratuidade no transporte interestadual a jovens de baixa renda inscritos no CadÚnico.
E por fim, no dia 4/1, o serviço de resgate do consórcio Rodoanel Mario Covas conduziu ao Centro Pop um idoso, com prejuízo na memoria, que se encontrava vagando pela pista, colocando-se em risco. O mesmo portava sua carteira de trabalho, permitindo ser identificado como Paulo Mendes de Carvalho, de 67 anos. Por meio de pesquisas, localizamos um endereço que poderia pertencer ao mesmo, no município de Taboão da Serra e o diligenciamos, constatando que o mesmo não residia no local há vários anos, mas uma vizinha possuía contato de sua ex-esposa, que por sua vez, nos colocou em contato com seus filhos, de modo que no início da noite, os mesmos compareceram ao Abrigo Institucional, onde ficou acolhido e o levaram novamente para convívio com a família.
E como agradecimento ao serviço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, técnicos do Centro Pop receberam uma mensagem de agradecimento de Flávio Borges Junior, que em agosto de 2018, se encontrava em situação de rua e foi reintegrado a sua família em Jundiaí – SP. Um trecho da mensagem diz: “…quero que saiba que sempre serei muito, mas muito grato mesmo, ta bom! E que Deus abençoe você, toda equipe do Albergue e todos que residem e frequentam.” E segue enviando a foto de quando esteve no Centro Pop e a atual, com seu filho.
Importante ressaltar que nem todos os moradores de rua aceitam esse contato e a reintegração a família e nem mesmo o acolhimento no Abrigo Institucional, mas recebem atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social de acordo com o Plano de Atendimento Individual desenvolvido com cada um deles, respeitando sua autonomia.
O Centro Pop também oferece espaço para realização de higiene pessoal e de roupas, orientação para obtenção de documentação pessoal, inscrição no Cadunico, atendimento psicossocial, alimentação e encaminhamento para o Abrigo Institucional.