No próximo dia 25/1, a Associação Arautos do Evangelho, entre Embu das Artes e Cotia, irá inaugurar o campanário da Basílica Nossa Senhora de Fátima. Esta será a primeira vez que sinos da marca francesa Fonderie Paccard serão instalados no Brasil. O secretário de Turismo, Valdir Barbosa, participará da solenidade.
Os sinos e a História
Na história da Igreja Católica, como da civilização ocidental, os sinos sempre tiveram um papel de significativa importância. Soam festejando a paz depois de terem anunciado guerras, marcaram as horas, convidaram os fiéis para os ofícios litúrgicos, proclamaram a Páscoa, o Natal, as grandes festas e, respeitosos, anunciaram a solenidade da morte.
Enfim, estão inseridos na vida das pessoas, desde as pequenas e singelas capelas à magnificência das grandes catedrais ou basílicas, interpretando e voz dos homens, arautos da voz do próprio Deus. Os sinos da francesa Fonderie Paccard, fundada em 1796, são um dos mais tradicionais da Europa, sendo considerados a “Stradivarius (marca dos melhores violinos do mundo) dos sinos”. As informações são da própria Associação.
Programação:
16h45 – Anúncio solene da Missa, com “dobrar dos sinos” do Campanário
17 h – Missa em Ação de Graças
18h – Toque do Angelus, bênção final seguida de concerto dos sinos do campanário,
acompanhado de órgão e trompete.
A Associação
O Arautos foi reconhecido pelo então Papa Bento XVI em 2001 e está na cidade desde 2005. Instalados em um amplo complexo de 40 mil metros quadrados, unindo a natureza a um belo conjunto de construções, os Arautos realizam as atividades no Projeto Futuro e Vida e no Colégio Arautos do Evangelho, procurando levar a juventude a cumprir as premissas da Igreja Católica.