Arte em papel jornal

06/09/2005 - 0:00
Arte em papel jornal
Acessibilidade

Folhas e mais folhas de papel jornal que para muitos não passam de notícia velha, mãos e mentes criativas de cinco mulheres transformam em belas peças de artesanato. Aliando reciclagem e criatividade numa linha de produtos composta por 18 itens, elas criam árvores de natal, bandejas, baús, botas de Papai Noel, cadeiras de balanço, para copa e sala de jantar. Compõem a lista ainda caneteiros, cestarias, criados-mudos, estantes, mesas de centro, cestos para bebê (moisés), molduras retangulares, porta-louças, revisteiras, sapateiras, sofás e vasos decorativos.

O Núcleo de Artesanato em Jornal da Incubadora de Cooperativas de Embu, ou simplesmente Uniart, iniciou suas atividades em 7 de setembro de 2004. Ao completar um ano, a Uniart pretende ampliar sua produção e reunir mais participantes. O grupo formado pelas artesãs Maria José da Silva Correa (coordenadora), Maria do Carmo Ferreira Costa, Maria Graciete de Melo, Severina Maria dos Santos e Ana Maria Borges trabalha para formalizar a cooperativa. Para isso devem ser formados quatro núcleos de cinco pessoas, totalizando 20 cooperados. A Uniart reúne três outros núcleos: brinquedos em madeira, jóias e hippies que juntos comporão a cooperativa.

A produção da Uniart cresce e se destaca gradativamente. Maria José lembra que numa das primeiras encomendas o cliente pediu 60 cadeiras, uma estante, três cestos de lixo e seis mesas, entregues no prazo contratado de 30 dias. A artesã responsável pela divulgação da Uniart comenta ainda que já participou de 21 eventos desde o início do ano. De exposições a programas de TV, destacam-se mostras na Fatec, Parque da Água Branca, Centro Cultural Pompéia e Clube Paineiras do Morumbi, em São Paulo. A Uniart apresentou seu artesanato em jornal também em programas de variedades nas TVs Gazeta e Globo.

Para integrar a Uniart todas artesãs passaram por um curso de artesanato em jornal oferecido no Centro Comunitário Itatuba, ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Embu que é responsável também pela Incubadora de Cooperativas. Segundo Maria José, o curso é muito importante para a formação e desenvolvimento da criatividade. Instalada na sede da Incubadora de Cooperativas de Embu, a Uniart fica na rua Siqueira Campos, 100 – Centro, telefone: 4704-2005.

Incubadora
Iniciativa pioneira no Brasil, a Incubadora de Cooperativas de Embu das Artes reúne atualmente oito entidades, além da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. São elas: Cooperativa Agropecuária de Embu e Região, Cooperativa de Alimentos, Cooperativa de Trabalho de Confecção e Costura, Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima, Cooperativa de Arte em Jornal (em processo de formalização), Cooperativa de Trabalho da Construção Civil, Cooperativa de Trabalho dos Condutores de Escolares e Cooperativa de Serviços de Atendimento de Estacionamento. De acordo com Roberta Maria dos Santos, coordenadora do projeto, a Incubadora reúne atualmente cerca de 500 cooperados, beneficiando mais de 2 mil pessoas. Cada trabalhador recebe a partir de um salário mínimo por mês.

O próximo passo da Incubadora de Cooperativas é a criação da Casa do Artesão. A loja que deve ser inaugurada nos próximos meses será um espaço permanente para divulgar e comercializar os mais diversos produtos.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: