A exposição Arte Negra em Embu iniciou na quarta-feira (15/11) as festividades do Mês da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura, por meio da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, que inclui o I Festival de Basquete de Rua e shows de samba e cultura Hip Hop.
Com apoio da Secretaria de Turismo e participação de artistas plásticos e colaboradores de Embu, a exposição poderá ser visitada até o dia 24 de dezembro e visa mostrar trabalhos em que a cultura negra, que tanto influenciou a formação do povo brasileiro e de Embu, é temática dominante. Entre os grandes articuladores do movimento artístico-cultural da cidade podemos citar váriaos artistas plasticos negros (ou não) que destacaram a cultura negra em suas obras. Entre eles, Assis de Embu, falecido no dia 31 de outubro deste ano, ao lado de Solano Trindade, Ana Moysés, Mestre Gama, Potigua, entre outros.
Artistas que estão colaborando com a Exposição Arte Negra em Embu: Agenov Júnior, Ana Rita da Encarnação, Aurino Bonfim, Caçapava, Carlos Costa Ávila, Eliene Farias, J. Gama, Jessé, Jussara Machado, Lindáurea Sá, Loudes Machado, Luzia Caetano, Marcelo Tomé, Mônica Alvarenga, Paulo Jóia, Rita de Biaggio e Raquel Trindade, além de Cabala, Rogério Vilarino, Célia Sodré, Vancin, Galeria Alacá.
Homenageados: Ana Moisés, A Navajas, Assis de Embu, Deg. Lopes, Josefina Azteca, Maria Auxiliadora Silvia, Oca, Solano Trindade, Dinho, Potiguá, Jaldo Jones, Antenor Vaz.
Festividades da Consciência Negra
As festividades do Mês da Consciência Negra incluem na programação o dia 18 de novembro a partir das 10h, com o 1º Festival de Basquete de Rua, Show de HipHop e grafite ao vivo, na quadra do Jd. Santa Emília. Dia 20 de novembro, às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores, apresentação das principais propostas do Plano Municipal da Igualdade de Gênero e Raça que foram discutidas nos meses de outubro e novembro no Centro Cultural, e as 17h um grande show pelo Dia da Consciência Negra – Embu de Todas as Raças, com a abertura do Bloco do Barata, Comunidade Samba da Vela e muito swing e Samba Rock com o Clube do Balanço.