Arte Utilitária de Jofe dos Santos

21/09/2007 - 0:00
Arte Utilitária de Jofe dos Santos
Acessibilidade

Mineiro de nascença e embuense de coração, Jofe dos Santos esculpe em pedra-sabão, madeira, mármore, isopor, pedra-talco, argila mineral com cimento e pó de talco com resina, fibra de vidro e fundição em resina. Faz cerâmica, xilogravuras, gravuras em metal, projeto e execução de decoração temática, sendo carnavalesco, cenógrafo, folclorista, percussionista e professor de artes. Manipulando as formas humanas, que nos causam a impressão de seres vivos em movimento, ele se denomina um autodidata, com linguagem expressionista.

Seus trabalhos percorrem o mundo: Canadá, França, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, entre outros.

“Dedico-me à arte desde 1968. Sou escultor autodidata, iniciei-me em Embu das Artes com escultura em madeira, de forma e estilo primitivo, evoluindo para o acadêmico, indo para o expressionismo. Como a evolução não pára, posso viajar pelo neo-expressionismo, estilização, arte abstrata consciente e o conceitual.

Arte para mim é tudo que possa transmitir algo belo em forma, cor e equilíbrio, e que leve a se pensar e a refletir sobre o que se vê, ouve ou toca, extraindo dela substrato para sua evolução espiritual e social.

Desde que comecei a fazer esculturas aos treze anos, sempre tive na cabeça que se não fosse artista gostaria de ser cirurgião plástico, porém não sei se seria.

Além de me inspirar nos bons escultores de Embu como Assis, Vicente de Paula, sou admirador, entre outros, de Victor Brecheret.

Minha grande fonte de inspiração é o ser humano, pois trabalho em cima da expressão corporal, seja para o figurativo ou para o abstrato. O corpo humano é uma fonte inesgotável de inspiração".

4/10 a 4/11
Abertura: 4/10 • 19h
 
Centro Cultural Embu das Artes
Sala Jaldo Jones
Largo 21 de Abril, 29
Centro Histórico • Embu das Artes
Tel.: (11) 4781-4462

----
Compartilhe nas redes sociais