A Secretaria de Trabalho e Emprego ofereceu dia 31/8, a palestra “Reforma Trabalhista – Mitos e Verdades”, com o advogado trabalhista dr. Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros.
Ele é coordenador da comissão de acompanhamento da Reforma Trabalhista na Câmara Federal, e trouxe os aspectos gerais sobre essa reforma que deve acarretar mudanças à vida do trabalhador brasileiro.
“Temos que nos informar cada vez mais sobre esse assunto de suma importância para todos, empregados e empresários”, disse o vice-prefeito Peter Calderoni, que representou o prefeito Ney Santos na ocasião.
O secretário da pasta, dr. Paulo Vicente dos Reis, falou sobre a importância em se fazer uma reflexão sobre o assunto: “Esse é um tema que vai atravessar nossas vidas, tanto os trabalhadores quanto o empresariado, e nada como a visão de especialistas para clarear nossas dúvidas diante do assunto”.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, dr. Alcionei Miranda, “a sociedade é dinâmica e os mecanismos que regem os trabalhadores precisam ser adaptados às novas realidades que surgem”.
O palestrante percorreu boa parte da História recente do Brasil, citando a assinatura da Lei Áurea em 13/5/1888 como o início da questão trabalhista: “Mais de dois milhões de escravos estavam livres e algo teve de ser feito para organizar toda aquela mão-de-obra naquele momento”, falou.
Após a introdução histórica, foram apresentadas as principais mudanças que devem ocorrer caso a proposta de reforma seja aprovada, com comparações, sugestões e, principalmente com uma análise aprofundada sobre a CLT vigente.
Estavam presentes também, o secretário de Segurança, Dênis Viana, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Embu das Artes, Lucas Aguil Caetano.
Dr. Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros é especialista em Direito Coletivo e Sindical, professor universitário, conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), relator na 20ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina, e palestrante do departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.