A secretária de Saúde de Embu das Artes, Sandra Magali Fihlie, esteve com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, acompanhada de membros da nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) da qual faz parte, na última quarta-feira, 13/5, na Secretaria de Saúde Estadual.
“Levamos uma carta de intenções para discutir com o Governo do Estado a manutenção do recurso de aproximadamente R$ 700 mil que foi repassado uma vez no ano passado para o Piso da Atenção Básica (PAB). Esse repasse é um acordo que já havíamos feito com o secretário anterior e queremos mantê-lo”, disse a secretária.
Sandra Magali afirmou que o encontro aproxima a comunicação com o secretário para conseguir resolver com ele, diretamente, problemas que as cidades enfrentam. “É interessante ter o contato direto, para podermos ter um diálogo melhor. Aproveitamos também para rever alguns programas e projetos”.
O secretário mostrou a intenção de manter o repasse do PAB, além de dizer que está revendo o gerenciamento dos hospitais do Estado. Uip reafirmou a necessidade de se construir um hospital na cidade.
A médica disse que o grupo do Cosems, da qual faz parte da diretoria, entregou ao secretário carta de intenções redigida durante o XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em março deste ano em Campos do Jordão, que teve como tema “SUS, política de Estado: acesso com qualidade”.