Aula Inaugural do Cursinho Popular reúne jovens e adultos

27/05/2014 - 0:00
Aula Inaugural do Cursinho Popular reúne jovens e adultos

Mais de 200 pessoas prestigiaram a aula inaugural do Cursinho Popular de Embu das Artes, iniciativa da Secretaria de Educação que desde 2011 oferece aulas gratuitas aos estudantes que desejam ingressar na universidade. Na noite da segunda feira, 26/5, jovens e adultos lotaram o auditório do Centro Cultural Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass. Os 240 alunos iniciarão as aulas dia 31/5 (turma de sábado) e dia 2/6 (turma durante a semana).

A abertura do cerimonial aconteceu em grande estilo, com a apresentação do violinista Lucas Fiuza,  ex-aluno do Cursinho Popular da turma de 2013 e que hoje cursa  Música na Faam, do grupo UniFMU. “Estou orgulhoso em poder tocar para meus colegas”, disse. Ele tocou “Wave” de Tom Jobim, “Serenata Noturna” de Mozart e o Hino Nacional Brasileiro, este último acompanhado de todos os presentes. Dois técnicos da Secretaria de Educação, Fábio Pereira e Zé Maria Lucena, interpretaram um poema de Sérgio Vaz sobre coragem e determinação.

“O cursinho é um projeto de cada um que pode se somar ao do outro. O governo tem que ter uma visão política de educação. O prefeito Prefeito abraçou a causa do cursinho popular e agora está trazendo para a cidade uma universidade pública que irá atender a todos nessa região”, falou o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, que lembrou também do projeto “Cidade Leitora”, em implementação em nosso município e que arrecadou durante a aula inaugural 120 livros.

“Universidade incomoda muita gente; universidade federal incomoda muito mais. Nas negociatas políticas, é pouco interessante que se tenha um povo instruído, pois povo ‘sabido’ é um perigo. Mas nós queremos sim, uma universidade pública de qualidade para o povo”, disse o palestrante professor Sérgio José Custódio, ao dizer que a educação é a maior arma e ferramenta que a população tem para se defender. O professor é autor do livro “Caminho da Universidade”, estudo pioneiro sobre cursinhos populares e acesso à universidade e inclusão social no Brasil e representante eleito pela sociedade civil na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Antes do início da palestra de abertura, alguns alunos receberam, simbolicamente,  a apostila do cursinho. A empresa farmacêutica Libbs é umas das grandes parceiras da Educação na cidade e também patrocina o curso pré-vestibular.

Estiveram presentes os secretários José Roberto Jorge (Gestão Financeira) e Roberta Santos (interina da Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), o coordenador do Cursinho Pré-Vestibular, professor Manoel Batista dos Santos,  e os vereadores Doda Pinheiro, Clidão do Táxi e João Leite, que destacou a importância dos estudos na vida de cada um: “Quando você adquire conhecimento, ninguém tira isso de você. Fico orgulhoso em ver o projeto de lei que tanto beneficia nossos jovens se tornar realidade”, falou o vereador.