Aula inaugural do Curso de Enfermagem

01/07/2009 - 0:00
Aula inaugural do Curso de Enfermagem
Acessibilidade

Realizada na segunda-feira, 29/6, na Escola Municipal Paulo Freire, a aula inaugural do Curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem – Módulo de Habilitação, que faz parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para a Área de Saúde no Estado de São Paulo – TECSAÚDE, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Embu e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP).

A turma é formada por 28 alunos – 15 fazem parte da rede municipal de saúde – e o restante de Ongs e outras repartições públicas da saúde. O curso terá duração de um ano e com carga horária total de 900 horas, sendo 600 teóricas e 300 em estágio supervisionado nas Unidades Básicas de Saúde ou nas duas Unidades Mistas, do Central e Irmã Annette, no Jardim Vazame. Uma inovação no curso é que a matriz curricular é dividida por áreas e não mais pelo método tradicional de disciplinas.

O curso será ministrado pelos profissionais da própria rede municipal de saúde (enfermeiros), que já têm experiência como professores ou possuem docência na área. Os professores vão trabalhar com debates, filmes, textos e experiências trazidas pelos próprios alunos para haver uma interação maior entre todos e um melhor aproveitamento nos estudos.

“Espero encontrar todos vocês no final do curso. Ele oferece a oportunidade para vocês crescerem profissionalmente”, disse a secretária municipal de Saúde, Sandra Magali.

Os interessados puderam se inscrever pelo site da FUNDAP e tinham que possuir Certificação reconhecida de Auxiliar de Enfermagem; nível médio completo; e estar trabalhando em qualquer tipo de serviço público, privado ou filantrópicos. Depois, houve uma triagem realizada pelo Governo do Estado, os aprovados foram chamados para fazer a matrícula. As aulas teóricas começam na segunda quinzena de julho. O curso será coordenado por Mônica Aparecida Lopes, coordenadora da equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde.

Compareceram ao evento a secretária de Educação, Rosimary de Matos, e a secretária adjunta de Saúde, Maria das Graças.

Depoimento dos participantes

Trabalho em uma Ong no Portal do Morumbi. Resolvi fazer o curso para poder aprimorar os meus conhecimentos porque na área da saúde nós temos sempre que nos reciclar”.
Marcia Pereira, 30 anos, moradora do Parque Pirajussara, Embu das Artes

Há quatro anos trabalho com enfermagem e vejo este curso como uma forma de buscar novos aprendizados e novas conquistas”.
Alcione Marques, 31 anos, moradora de Taboão da Serra

----
Compartilhe nas redes sociais