A melhor idade encerrou a participação nos Jogos Cooperativos de forma diferente este ano. Após três dias de competição, os grupos das cidades de Embu das Artes, Barueri, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Francisco Morato, Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra participaram de um animado baile na casa de shows Só Alegria, parceira da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, fazendo um trabalho beneficente com os idosos.
“Estamos muito felizes em poder proporcionar um encerramento assim para todos vocês. Só tenho a agradecer as cidades que participaram dessa festa. Espero que todos tenham entendido o sentido dos jogos, que é a confraternização, muito mais que a competição”, disse a secretária interina de Assistência Social, Roberta Santos. Segundo a secretária, mais de 1000 pessoas participaram dos jogos, entre atletas e delegação.
Marilza Marques, professora de Educação Física que trabalha com os idosos do Centro de Convivência do Idoso de Embu das Artes (CCI), é a idealizadora dos Jogos Cooperativos. Ela estava emocionada com a homenagem prestada por todos a ela pelos 10 anos do evento. “Essa é uma proposta diferenciada. Fico feliz em ver todos eles bem, participando. Os jogos nasceram da necessidade de incluir a todos os idosos, mesmo aqueles com pouca habilidade. Muitos dos nossos participantes do CCI iam a jogos mais competitivos, como os Jogos Regionais do Idoso (JORI), por exemplo, e voltavam desanimados, pois muitos não conseguiam ganhar. Os Jogos Cooperativos são para todos, pois todos ganham e se divertem”, relembrou.
Durante o baile, houve a entrega de troféus para as delegações e homenagens aos professores. Mais de 150 servidores, de diversas secretarias, trabalharam na organização dos jogos.
Atletas animados
Acompanhado da namorada Maria Rocha, Inácio Diniz, 74, morador de Embu, das Artes, era só animação: “Foi muito bom. Ano que vem estamos aqui de novo”.
Moradora de Cajamar, Joelma Lopes de Carvalho, 63, participou pela primeira vez jogando basquete pela sua cidade. “Gostei muito! Fomos muito bem recebidos, me diverti muito. Vou voltar com certeza”!
“Achei muito gostoso. Fomos recepcionados com muito carinho. Minhas companheiras me incentivaram a vir e adorei! Espero voltar”, falou Analice dos Santos, 66, moradora de Francisco Morato.
“Adoro jogar truco! Vim para competir apenas nessa modalidade e adorei tudo! Todo mundo falava que era bom, mas se soubesse, tinha vindo antes. O baile está muito animado”, disse Leonina Silva, 64, moradora de Cajamar.