Uma das ações mais nobres para qualquer governo é ajudar todas as pessoas que estejam em situação vulnerável. Infelizmente muitos ofensores acabam levando famílias para a linha de carência. É papel de qualquer governo contribuir de forma efetiva e eficaz para a mudança nesse quadro. Em Embu das Artes, destaca-se a participação do fundo social de solidariedade e do Desenvolvimento Social e seus departamentos para fazer este papel com muito carinho e amor.
Os alimentos distribuídos pelo Banco de Alimentos são em sua maior parte adquiridos com recursos do Governo Municipal e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, mas também há o trabalho de arrecadação de alimentos por meio de doações, o que garante uma cesta de alimentos com maior quantidade, variedade e qualidade para nossos munícipes. Vale destacar que as doações são um dos maiores gestos de solidariedade e caridade que a própria população possa ter. Nossa cidade tem se destacado na região no processo de fomentação e realização prática de ações sociais. Somente neste ano o Banco de Alimentos, apenas este ano, recebeu através da rede mais de 12.300 kg de alimentos que deixarão, famílias mesmo que de forma pontual com esperança, motivação e expectativa para o futuro de mudanças.
Todo o Governo envolve-se nessa questão que perpassa as pastas sociais e muitos servidores contribuem nesse processo tão humano de amor ao próximo. Com isso as famílias carentes sentem o impacto positivo das doações e agradecem com um sorriso, brilho no olhar como sempre ressalta o prefeito Ney Santos.