Restos e cascas de alimentos aparentemente são considerados lixos, pelo menos é o que boa parte das pessoas pensam, mas é possível reaproveitá-los e preparar deliciosas refeições para o dia-a-dia. Este reaproveitamento foi o que o Banco Municipal de Alimentos de Embu ensinou e propôs aos moradores do município durante as oficinas de alimentos realizada no dia 16 de outubro nos jardins Sta. Tereza e Sto. Eduardo, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.
Na oficina de alimentos no Jd. Sto. Eduardo, cerca de 50 pessoas aprenderam como aproveitar os restos de alimentos para o preparo de receitas como bolo de casca de bananas, pão de fibra com berinjela, bolo de caroço de jaca, que tem um custo muito baixo e evita o desperdício. Foi ministrada também uma oficina de agricultura urbana promovida pelo projeto “Colhendo Sustentabilidade” apoiado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nela os interessados tomaram conhecimento sobre como produzir e usar adubos feitos com restos de alimentos e outros materiais para o plantio de plantas e flores. A utilização de garrafas pet para o cultivo de alface, batatas, hortelã, menta e alecrim foi ensinada aos participantes como forma alternativa, eficaz e econômica, além de prevenir o aparecimento do mosquito da dengue, pois o espaço é insuficiente para o mosquito entrar e se proliferar.
Celebrada desde 1981, o tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação foi “Segurança Alimentar: os Desafios da Mudança Climática e Bionenergia”. Todos os anos, mas de 150 países comemoram o evento com diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a problemática em questão e promover em todo mundo a participação na luta contra a fome.