O Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil oficializou no último dia 29 a doação de 25 computadores para o programa "Biblioteca Viva e Cidadã". A cerimônia foi realizada na Biblioteca Municipal Moacyr de Faria Jordão.
O programa "Biblioteca Viva e Cidadã", implantado em outubro de 2003 pela atual administração de Embu das Artes conta hoje com quatro ramais instalados em bairros da periferia da cidade: Jardim da Luz, Casa Branca, São Vicente e Parque Pirajussara. Inclui ainda uma unidade especializada em meio ambiente, instalada no Parque do Lago Francisco Rizzo.
A doação revitaliza ainda o projeto "Internet Solidária" que integra o programa "Biblioteca Viva". As iniciativas do governo municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, já beneficiaram milhares de pessoas. Do total de 52.606 moradores atendidos pelo "Biblioteca Viva e Cidadã" apenas em 2004, 15.037 utilizaram a "Internet Solidária". De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Embu, César Domiciano, com a doação desses computadores o número de atendimentos e de acessos à Internet deve ganhar um importante incremento.
A Prefeitura de Embu tem várias iniciativas de valorização sociocultural e de combate à exclusão digital na cidade. Na biblioteca central e em seus ramais são realizadas inúmeras atividades culturais, como saraus de poesia, aulas de música e ensaios de dança, tornando esses locais importantes centros de formação cultural no município. Em outra frente, cursos de informática são oferecidos gratuitamente pelo Núcleo de Geração de Trabalho e Renda da Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com as comunidades do município. Outra importante iniciativa para promover a inclusão digital em Embu é a parceria estabelecida com o Governo Federal para a implantação de um Telecentro Comunitário no Jardim Dom José. O novo projeto deverá ser entregue à população no início do segundo semestre deste ano.