Formada no início do século passado, a Banda Municipal de Embu das Artes é motivo de orgulho para a população embuense. De excelente nível técnico, atualmente a Banda é composta por 54 músicos que tocam: flautas, clarinetas, saxofone, trompetes, tubas, trombones, bombardinos, tímpanos, bateria, percussão, pratos e bumbo sinfônico. As apresentações são gratuitas e estendem-se a outras cidades.
Em 1910 já existia no município a Sociedade Harmônica M’boyense que foi a responsável por suceder a banda de música da aldeia M’Boy – composta por índios guaranis. Renomados maestros como Saturnino Canudo, Rossini, Antenor Carlos Vaz, Luiz Abdo, já passaram pela regência da Banda, que hoje é conduzida pelo maestro Elias Evangelista, considerado um dos melhores regentes do Estado de São Paulo, e acumula vários títulos e prêmios conquistados em todo o país.
Desde 2001, o departamento de Cultura formou o Programa de Incentivo à Música (PIM) que já formou quatro grupos musicais: Quinteto de Metais, Embu Acordes, Coral Municipal (adulto) e Coral Municipal (infantil). Além de participarem dos principais acontecimentos culturais do município, também realizam apresentações em diversas cidades de São Paulo.
O PIM é dirigido a crianças a partir de 7 anos de idade, e ajuda jovens, adultos e idosos a ingressarem no mundo da música, oferecendo cursos de teclado, violão, flauta, gaita, canto coral, cavaquinho, violino, percussão e escola de samba. Há também projetos complementares como: Cantares ao meu povo, Escola Livre de Música e Canto . As aulas são realizadas em 13 pólos do Orçamento Participativo.
Além dos grupos profissionais, há também a Escola Livre de Música que oferece a possibilidade de crianças, jovens e adultos descobrirem seus talentos e ingressarem no mundo musical. Para apresentações, entrar em contato com o departamento de cultura e agendar com antecedência pelos telefones: 4785-3563 ou 4785-3562.
Veja a composição de cada grupo musical:
Quinteto de Metais Formado por cinco músicos que tocam tuba, bombardino, trombone e dois trompetes. Toca repertório didático, clássico e popular.
Embu Acordes – Composto por sete músicos que tocam os seguintes instrumentos: 2 flautas, 2 clarinetas, 2 sax alto, tenor e percussão. Em seu repertório há MPB, chorinho e outros gêneros de música.
Coral Municipal (Adulto) Composto por 57 coralistas, com repertório eclético, sob regência da Maestrina Wilma Abondanza.
Coral Municipal (Infantil) Formado por 30 coralistas, tendo em seu repertório canções infantis folclóricas, sob regência da Maestrina Iberê Abondanza.
Escola Livre de Música Composto por 40 alunos entre 6 e 48 anos. Ensina teoria e prática dos instrumentos musicais.