Benefícios, isenções e descontos na tarifa do transporte municipal

02/03/2016 - 0:00
Benefícios, isenções e descontos na tarifa do transporte municipal
Acessibilidade

Há muitos anos o transporte público de Embu das Artes deu uma guinada com o aprimoramento e ampliação dos serviços ofertados aos usuários que, dependendo do perfil, podem ter vantagens como descontos e até gratuidade ao pagar a tarifa de ônibus, por meio do Bilhete Eletrônico Municipal “BEM”, cartão utilizado no município.

Segundo informações da Coopercav, operadora do transporte na cidade, são beneficiados com isenção de tarifa 16.430 idosos e 6.272 portadores de deficiência mais os acompanhantes (quando necessário) e 10.029 estudantes e professores recebem desconto de 50% no valor. No total, há cerca de 179 mil usuários cadastrados no BEM.  

Além disso, o uso do BEM agiliza o embarque e desembarque de passageiros e a redução da circulação de dinheiro nos veículos proporciona segurança e praticidade aos usuários, motoristas e cobradores.

As modalidades do BEM são as seguintes: Melhor Idade, Especial, Jovem Aprendiz (isenção de tarifa), Estudante (50% de desconto na tarifa), Vale-Transporte e Cidadão (tarifa integral).

Baseados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, o direito à gratuidade do transporte ao idoso e ao portador de deficiência ou a meia tarifa a estudantes (Lei Municipal 2157/2005)  é específico na legislação de cada município.

Em Embu das Artes, por exemplo, o indivíduo acima dos 60 anos já tem direito ao transporte gratuito, ao passo que a Lei Federal determina a idade mínima de 65 anos para obtenção do benefício. 

Desde 2001, o transporte público municipal se transformou, com a regularização do transporte, regulamentação da profissão, uniformização, ampliação do itinerário, sinalização e implantação de veículos adaptados para portadores de deficiência. Em 2009 teve início a mudança de vans para micro-ônibus e atualmente a frota está sendo substituída por ônibus de grande porte, com maior capacidade de passageiros.   

Como adquirir o cartão BEM

Melhor Idade – pessoas acima dos 60 anos têm isenção de tarifa. É preciso apresentar cópias simples e os originais do Documento de Identidade e comprovante de endereço recente em uma das Praças de Atendimento da Prefeitura.

Especial – isenção da tarifa para portadores de deficiência e também para acompanhantes. Para solicitar o cartão, vá a uma das Praças de Atendimento da Prefeitura e apresente cópias simples e os originais do Documento de Identidade e comprovante de residência recente, além do Laudo Médico validado pelo doutor Luís Cezar na UBS Embu (avenida Elias Yazbek, 2.500 – Centro) ou, em casos específicos, pelo CAPS (rua Domingos Paschoal, 203 – Centro).

Jovem Aprendiz – os participantes do programa Jovem Aprendiz têm direito a transporte gratuito. O encaminhamento é feito diretamente pelo Centro de Referência da Juventude (CRJ).
 
Estudante – garante 50% de desconto a alunos e professores, que devem requerer o benefício em uma das Praças de Atendimento da Prefeitura com cópias simples e originais do Documento de Identidade, comprovante de endereço recente e declaração escolar.

Vale-Transporte – para trabalhadores das empresas e do comércio. Deve ser solicitado pela empresa do empregado. Valor de tarifa integral.

Cidadão – para usuários comuns, que podem obter o cartão na sede da Coopercav, com a apresentação do Documento de Identidade e fazendo a primeira recarga de R$ 20. Valor de tarifa integral.

Para mais informações acesse www.coopercav.org.br ou ligue no 4781-4633

Endereços

Praças de Atendimento:

– Centro: Rua Andronico dos Prazeres, 114 – Telefones 4785-3636/3644
– Santa Tereza: Largo Tancredo de Almeida Neves, 9 – Telefone 4149-3905
– Santo Eduardo: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2739 – Telefone 4203-1846

Coopercav

Avenida Elias Yazbek, 2.285, Centro, Tel. 4781-4633

Mais informações

Divisão de Trânsito e Transporte (Divtran)
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro
Telefones 4781-1841 ou 4785-3640/3657

----
Compartilhe nas redes sociais