Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 12/2016

12/05/2016 - 0:00
Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 12/2016
Acessibilidade

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 12/5, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 424 casos notificados, nove casos de dengue confirmados, sendo dois autóctones (adquirido na cidade) e sete importados. Há 323 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico e 92 casos já foram descartados.

Os cuidados permanecem

A Prefeitura continua fazendo a sua parte limpando córregos, bueiros, pontos irregulares de descarte de lixo, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, vistoriando as casas durante a semana com as equipes do Centro de Controle de Zoonoses, além de dar orientação por meio dos agentes de saúde. É muito importante ainda que a população também faça a sua parte, não jogando lixo nas vias públicas, limpando suas casas e quintais e, principalmente, denunciando quem faz descarte irregular de entulho e quem possibilita a proliferação de mosquitos Aedes aegypti em seu terreno. Faça sua parte.

Vale lembrar que o prefeito Prefeito sancionou a Lei Municipal Nº 2893/2016, que determina que os agentes públicos municipais podem vistoriar imóveis residenciais, comerciais e públicos para verificar se existem focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de três doenças que podem levar à morte. Se encontrado algum foco, o proprietário/morador será notificado e, em caso de reincidência, multado. As multas vão de R$ 400 a R$ 3.000. Nos casos de recusa ou oposição do ingresso dos agentes públicos, o responsável será notificado e terá 24 horas, no máximo, para liberar o acesso ao imóvel.

Em casa, também é importante manter-se vigilante. Observe a bandeja atrás da geladeira e os pratos de plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção das doenças, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.

Para denunciar, ligue 0800 77 300 05.

Veja também os Boletins anteriores

----
Compartilhe nas redes sociais