Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 15/2016

14/06/2016 - 0:00
Boletim da Dengue, Chikungunya e Zica Nº 15/2016
Acessibilidade

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 14/6, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 493 casos notificados, 11 casos de dengue confirmados, sendo três autóctones (adquirido na cidade) e oito importados. Há 289 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolf Lutz e 193 casos já foram descartados.

Atenção redobrada em casa

As chuvas atípicas no início do mês de junho devem interromper a tendência de redução do contágio das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que comumente ocorre nesta época do ano. Devido às baixas temperaturas, os meses de maio a setembro registraram, nos últimos quatro anos, uma diminuição de casos de dengue, por exemplo.

A situação reacendeu o alerta quanto aos cuidados para evitar o número de criadouros que podem ampliar o número de mosquitos ativos nesta época do ano. “Apesar da época de frio, ainda há grande possibilidade de se contrair as doenças. É importante continuar alerta quanto aos possíveis criadouros, mesmo com as temperaturas em baixa, pois o mosquito está cada vez mais adaptado”, disse a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Raquel Abambres Lopes.

A orientação permanece: observe a bandeja atrás da geladeira e os pratos de plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção das doenças, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.

Veja também os Boletins anteriores

Fontes: Ministério da Saúde/G1

----
Compartilhe nas redes sociais