A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 29/3, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: até o momento, apenas um caso de dengue importado (quando a pessoa adquire a doença fora da cidade) foi registrado. Há 222 casos notificados, 31 descartados e 190 em andamento, aguardando resultado do exame sorológico do Instituto Adolfo Lutz.
Denúncias pelo 0800
Nos primeiros 90 dias do ano, mais de 370 ordens de serviço foram abertas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) referentes a possíveis criadouros de mosquito. Muitas delas com reclamações de vizinhos que não cuidam de seus quintais e casas, comprovando que a maioria dos focos (80%) está nas residências.
A próxima operação Casa a Casa para controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, acontecerá dia 2/4 nos Jardins Valo Verde, Laila, Fabiana, Independência, Nova República e Vitória, levando informação a mais de 22 mil moradores.
Os agentes de saúde e de zoonoses vistoriam as residências para encontrar possíveis focos e fazer um trabalho de conscientização, conversam com os munícipes sobre o combate ao mosquito, além de distribuírem o folheto explicativo sobre as doenças decorrentes da picada do mosquito e penalidades para quem propiciar a sua criação.
Para denúncias, ligue 0800 77 300 05