Boletim da dengue, chikungunya e zika Nº 8/2016

12/04/2016 - 0:00
Boletim da dengue, chikungunya e zika Nº 8/2016
Acessibilidade

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 12/4, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 304 casos notificados, um caso autóctone confirmado e 51 descartados. Há 252 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico.

Mais de 16 mil casas vistoriadas

As ações de fiscalização casa a casa, iniciadas em março, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika têm se mostrado muito importantes para informar os munícipes sobre as doenças, além de serem eficientes, pois possibilitam aos agentes apontarem onde a pessoas cometem mais equívocos.

Os agentes de saúde e de zoonoses já percorreram 19 bairros, visitando 16.525 residências, desativando mais de 23 mil possíveis criadouros e eliminando 322 recipientes que já continham larvas. Mais de 30% da população, algo em torno de 76 mil pessoas, já foram beneficiadas pela ação.

A ação continua no próximo sábado, 16/4 nos bairros Pq. Pirajuçara, Vila Perequê, Jardins Nossa Senhora de Fátima, Luiza, Flórida e São Luís. Abra a casa para os agentes, auxilie no combate ao mosquito.

Faça sua parte

A Vigilância Epidemiológica (VE) continua alertando para o fato de as pessoas armazenarem água de forma errada. A dica é sempre tampar muito bem esse recipiente e manter a área de sua casa limpa, armazenar bem o lixo e não deixar objetos que possam acumular água.

É importante se manter vigilante dentro de casa, observando a bandeja atrás da geladeira e os pratos das plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção da doença, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.

Para denunciar possíveis criadouros, ligue 0800 77 300 05.

Veja também os Boletins anteriores

 

----
Compartilhe nas redes sociais