A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 5/4, informa sobre os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade: são 272 casos notificados, um caso autóctone confirmado e 45 descartados. Há 226 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolfo Lutz, que demora em torno de 15 dias para ficar pronto.
Mais de 4 mil casas vistoriadas em um sábado
Em mais uma ação casa a casa, as equipes de saúde e do Centro de Controle de Zoonoses vistoriaram 4.171 casas nos Jardins Valo Verde, Laila, Fabiana, Independência, Nova República e Vitória, levando informação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a mais de 22 mil moradores.
De todas as casas visitadas, 2.397 foram trabalhadas, ou seja, os agentes puderam olhar a parte interna da casa e o quintal. Mais de 5.900 possíveis criadouros foram desativados e 3.171 recipientes foram encontrados com água – 56 continham larvas.
É importante continuar vigilante! Dentro de casa, observe a bandeja atrás da geladeira e os pratos das plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção das doenças, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.
No próximo sábado, 9/4, a ação continua nos bairros Santa Tereza, Flórida, Castilho e Vila Regina. Ao todo, 19 bairros já foram visitados, 16.252 casas foram vistoriadas e mais de 23.300 criadouros foram desativados.