A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 10/3, informa sobre os casos de dengue na cidade: 203 suspeitos, sendo 10 confirmados, 6 deles são do município e os outros 4 de outras cidades. Há 178 pessoas aguardando o resultado do exame sorológico do Instituto Adolfo Lutz. Os bairros Santa Emília, Independência e Santo Eduardo registraram 2 casos cada.
A Vigilância Epidemiológica alerta para o fato de a estação da dengue ter se iniciado em 9/2, um mês e meio antes do esperado em relação ao ano passado.”Isso se deve ao fato de as pessoas estarem armazenando água por conta do racionamento. A dica é sempre tampar muito bem essa água armazenada e manter a área de sua casa limpa, sem lixo e objetos que possam acumular água”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan.
As Unidades Básicas de Saúde da cidade estão realizando exames de sangue (hemograma e plaquetas) através do Hospital Geral do Pirajussara, prova do laço (exame que mostra a propensão a hemorragia) e hidratação (via oral e soro) nos pacientes com suspeita da doença.
Marcolan lembra ainda a importância de se abrir a residência para a vistoria dos agentes comunitários e agentes da zoonoses, que estão circulando pela cidade para não apenas orientar sobre a doença, mas também para destruir focos. “Eles estão sempre com crachá da prefeitura ou da empresa Cejam, prestadora de serviços para a Secretaria de Saúde”, alerta o coordenador.
Febre Chikungunya
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é também pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Em Embu das Artes nenhum caso foi registrado até o momento.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.