Boletim da Dengue Nº5/2015

07/04/2015 - 0:00
Boletim da Dengue Nº5/2015
Acessibilidade

A Secretaria de Comunicação, através do último boletim da Vigilância Epidemiológica de 7/4, informa que a partir desta edição destacará somente os casos de dengue autóctones, ou seja, contraídos no município. A cidade possuía até esta data 693 casos suspeitos e 116 confirmados. Temos, ainda, 16 casos importados, que não estão contabilizados nos números anteriores.

Regiões afetadas:

Santo Eduardo (29), Centro (28), Santa Tereza (17), Santa Emília (10), Independência (8), Dom José (7), São Luís (5), N. Sra. de Fátima (5), São Marcos (4), Pinheirinho (1), Tomé/Silvia/Santa Luzia (1) e Valo Verde e Mimás (1).

A Vigilância Epidemiológica (VE) continua alertando para o fato de as pessoas armazenarem água de forma inadequada por conta do racionamento. “A dica é sempre tampar muito bem essa água armazenada e manter a área de sua casa limpa, armazenar bem o lixo e não deixar objetos que possam acumular água”, disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Marcolan.

Ele lembra ainda a importância de se abrir a residência para a vistoria dos agentes comunitários e agentes da zoonoses, que estão circulando pela cidade para não apenas orientar sobre a doença, mas também para destruir focos. “Eles estão sempre com crachá da prefeitura ou da empresa Cejam, prestadora de serviços para a Secretaria de Saúde”, alerta o coordenador.

É importante se manter vigilante dentro de casa, observando a bandeja atrás da geladeira e os pratos das plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção da doença, pois eliminam os possíveis criadouros do mosquito.

----
Compartilhe nas redes sociais