Golpes precisos, concentração, agilidade. Mesmo diante de um experiente adversário o pugilista brasileiro Valdemir "Sertão" Pereira conseguiu impor seu estilo contra o argentino Victor Hugo Paz. A 22ª luta do invicto peso pena aconteceu no Ginásio Municipal de Embu das Artes na noite de sábado (23), quando cerca de 1.500 pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil, prestigiaram o primeiro evento internacional de boxe da cidade que contou com nove lutas. Apoiando a competição, a Prefeitura da Estância Turística de Embu por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu ainda uma ação social. A entrada franca ou com a doação de um quilo de alimento não-perecível atraiu o público e beneficiou o Banco Municipal de Alimentos com quase meia tonelada de donativos. Foram arrecadados 496 quilos de alimentos.
Melhor nos primeiros assaltos, Sertão esbarrou na tarimba de Paz que resistia à seqüência de golpes imposta pelo brasileiro em vários momentos do combate. O argentino, mostrando-se um adversário à altura, apresentou um boxe de alta qualidade técnica e garra. Confiante, Sertão chegou ao 10º e último round provocando Paz, com jogo de pernas e ginga. No final, a vitória do pugilista da Associação Desportiva São Caetano por pontos levantou o público do ginásio. Ao descer do ringue, Sertão avaliou a luta e comentou sua primeira visita a Embu das Artes. "O adversário é difícil, experiente, tem 119 lutas, mas me preparei muito bem e consegui a vitória. Gostei muito do ginásio, das pessoas e da cidade, não tenho nem palavras. O público me recebeu muito bem, sou do interior e estou me sentindo como se estivesse em casa", salientou o baiano de Cruz das Almas, quarto do ranking mundial pela Federação Internacional de Boxe (FIB). Ele parte agora para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde enfrentará dia 26 de agosto o mexic
ano Orlando Salido, o quinto na categoria pela FIB. O objetivo de Sertão, no entanto, é vencer o combate para disputar o título mundial contra o também mexicano Juan Manuel Márquez.
O prefeito Prefeito, ao avaliar o evento, salientou a qualidade dos boxeadores e observou a presença do público. "Embu das Artes é uma cidade muito bonita e está sempre pronta a receber da melhor forma possível seus visitantes. Agradeço a todos profissionais que estão aqui hoje e principalmente ao público que veio assistir".
Duda Jancovich vence por nocaute
A pugilista Dusica (Duda) Jancovich, nascida na ex-Iugoslávia e naturalizada brasileira, venceu a adversária Guillermina Fernández, da Argentina. Duda mostrou técnica e resistência aos golpes de Guillermina, chegando à vitória por nocaute aos 40 segundos do quarto e último assalto.
Quem ganhou com o nível dos combates foram as centenas de pessoas presentes ao Estádio Municipal Hermínio Espósito e os telespectadores da Bandsports pelo Brasil que puderam acompanhar os principais confrontos ao vivo pela TV com apresentação de Tony Auad. No ginásio, o público assistiu às demais lutas com destaque às duas seletivas válidas para os Jogos Pan-Americanos que serão disputados no Rio de Janeiro em 2007. No primeiro combate entre amadores, Caio Calmon do Coliseu S.P.F.C. venceu Paulo Vasconcelos. Já no segundo, Nelson de Oliveira (A.D. São Caetano) venceu Juan Nogueira.
Encerrando a competição, Josival Lima (A.C. Messias) nocauteou Jesus Chaves no primeiro assalto; Daniel Savóia (Guarani) superou Cláudio de Souza nos pontos. O mesmo fez Sidney Siqueira (Joerg Bruder) contra Aldimar Santos. Adaílton de Jesus (A.D. São Caetano) venceu por nocaute técnico Renato Pedro e Jeferson Gonçalo (Pirituba) bateu por pontos Juracy Conceição. O evento de boxe no Embu teve o patrocínio da Nostra Mamma Cestas de Alimentos.