Brincando com argila, crianças descobrem a História da cidade

18/07/2014 - 0:00
Brincando com argila, crianças descobrem a História da cidade
Acessibilidade

Em comemoração aos 460 anos da Aldeia M´Boy, aconteceu nos dias 17 e 18/7, a oficina “Brincadeiras Indígenas”, coordenada pela artista plástica Tônia de Embu, em frente ao Museu de Arte Sacra de Embu das Artes.

A oficina ofereceu argila para que as crianças e os adultos despertassem para a arte, relembrando como viviam e agiam os antepassados da cidade. Tônia disse que esse é o momento de brincar e aprender sobre a importância da nossa História.

“Essa oficina é para que todos saibam que houve uma aldeia indígena aqui por volta de 1690 e essa era a maneira que eles tinham de obter seus instrumentais para o dia a dia. As mulheres da aldeia eram responsáveis pela agricultura e confecção de panelas de barro. As meninas ficavam com as mães e aprendiam com elas a fazer pequenos animais com esse material. Era o brinquedo delas”, disse a artista.

Os alunos da creche municipal conveniada Professora Andrea Maria, no Engenho Velho, adoraram a idéia de amassar o barro para brincar. Mateus, 4 anos, estava muito empolgado “É muito legal brincar disso! Quero fazer todos os dias”. Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade durante os dois dias de oficina.

As comemorações continuam no final de semana:

19/7 – sábado – 10h e 13h – Oficinas Criativas com Sucata; 16h – Roda de Percussão. Diante do Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29).

                            13h – Faz parte das comemorações de aniversário da Aldeia M’Boy mais uma edição do programa Cidadania Cultural e a realização de grande Festa Julina, no Ginásio de Esportes Dom José (estrada Lorena, s/n, Jardim Santo Eduardo).

20/7 – domingo – 12h – apresentação de percussão com os alunos dos Núcleos de Cultura; 14h – Violeiros da Assave; 15h – Banda Municipal. Diante do Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29).

----
Compartilhe nas redes sociais