A Prefeitura da Estância Turística de Embu, através da Secretaria de Saúde, realizará de 16 a 30/3 campanha de busca ativa à tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Socorros. O objetivo é a busca de casos, colher exames, quando necessário, e investigar a incidência de tosse.
Quem está com tosse contínua há mais de 15 dias deve fazer o teste do escarro para detectar a doença. O resultado sai em 48 horas. Para fazer a coleta é necessário evitar alimentação uma hora antes. Procure os postos de saúde e os pronto-socorros entre as 8 e 17h para fazer seu teste.
Embu das Artes registra, em média, 120 novos casos por ano. A cidade tem se destacado no controle da doença, recebendo, em 2014, o prêmio Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em reconhecimento à qualidade das ações de controle da Tuberculose e aos índices adequados de cura da doença obtidos pelo município em 2013. Esse é o 13º ano que o município é premiado, e o segundo em que obtém a primeira colocação, dentre as mais de 600 cidades do Estado de São Paulo.
A doença
Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações. A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.