Em busca ativa da tuberculose realizada de 16 a 30 de junho, a Secretaria de Saúde detectou dois casos positivos da doença. Os dois pacientes já estão em tratamento com duração de seis meses.
Ao todo, 2.102 pessoas foram interrogadas, durante este período, pelos agentes de saúde, do Programa Saúde da Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da busca é encontrar casos, colher exames, quando necessário, e investigar a incidência de tosse. A qualquer momento, o munícipe que tenha tosse contínua há mais de 15 dias pode, e deve, procurar a UBS mais próxima de sua casa e realizar o exame. Os casos positivos serão acompanhados durante todo o tratamento.
Embu das Artes registra, em média, 120 novos casos por ano. A cidade tem se destacado no controle da doença, recebendo o prêmio Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por 12 anos consecutivos,. Em 2013, ganhou em primeiro.
A doença
Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas. Os principais sintomas da doença são: tosse recorrente por mais de três semanas, perda de peso, suor noturno, febre à tarde ou à noite. Por outro lado, a doença pode ser curada em 100% dos casos desde que o doente siga corretamente as orientações. A Secretaria de Saúde do município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado.