“Eu era um semianalfabeto quando entrei na Cooperativa e hoje estou prestes a fazer vestibular”. Estas foram as palavras de Milton Ferreira da Silva, representante da Cooperativa de Serviços de Atendimento de Estacionamento de Embu, durante o 4º Café do Empreendedor, realizado na sexta-feira, 29 de agosto, no Parque do Lago Francisco Rizzo, em Embu. Entusiasmado e orgulhoso do seu trabalho, ele ressaltou: “A cooperativa dá resultado e eu sou a testemunha clara disso”. Milton também completou que “o governo municipal trouxe a inclusão social e tudo que ele proporcionou foi no sentido de nos resgatar, pois muitos antes de ser cooperados já passaram fome, tomaram chuva e até apanharam de policias nas ruas. Hoje temos condições de levar o pão e o leite para casa”, declarou emocionado.
A Casa do Empreendedor é uma parceria entre a prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e o Sebrae-SP. Ela abriga o PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor, o Banco do Povo e o Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, que inclui a Incubadora de Cooperativas e o Setor de CUrsos Profissionalizantes. O projeto também tem como parceiros a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu (Acise), a Faculdade Taboão da Serra, o instituto Capital Social e a Sociedade Ecológica Amigos de Embu. O principal objetivo da Incubadora de Cooperativas é oferecer aos empreendedores suporte-técnico gerencial e um espaço apropriado para transformar idéias em produtos, processos ou serviços.
No evento, o público teve oportunidade de conhecer os trabalhos e serviços das cooperativas e associações incubadas: de Alimentos, de Guardadores de Carros, de Confecção e Costura, Associação Casa do Artesão, Catadores de Materiais Recicláveis, Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER), Associação Beneficente Ação Social com Treinamento e Integração Comunitária (ABASTIC) e a Cooperativa de Serviços Turísticos e Similares (COOPERTURIS).
Em seu depoimento, Marlene Paulo dos Santos, da Associação de Atenção à Saúde Mental de Embu e Região (AASMER) disse que não sabe ler e nem escrever, o pouco que aprendeu foi nas ruas de Salvador, Bahia. “Não estudei, não fiz nenhum curso, mas estou levantando as pessoas que querem se erguer”.
“Nós não tínhamos condições técnicas para darmos início ao nosso empreendimento, por isso o trabalho em conjunto com a Incubadora de Cooperativa é extremamente importante”, disse Ayrton Gomes Duarte, vice-presidente da Casa do Artesão, que conta atualmente com 60 associados produzindo variados tipos de artesanato. Recentemente, o espaço de comercialização dos produtos começou a ser informatizado.
Representando o governo municipal, José Reinaldo de Moraes ressaltou a importância das empresas na trajetória do projeto: “é um grande desafio e fundamental firmamos uma parceria idônea e sólida para desenvolvermos ainda mais a Casa do Empreendedor”.
O gerente do Sebrae Regional de Osasco, Mauro Quereza Janeiro Filho, anunciou que dobrou o orçamento que será destinado ao projeto Incubadora de Cooperativas em 2009. Como suporte, o Sebrae oferece diversos cursos, oficinas e palestras relacionados ao tema empreendedorismo. A partir do ano que vem, além de atender às cooperativas o Sebrae também atenderá as micro e pequenas empresas de Embu em geral ou segmentadas. Dentro desta nova proposta, já está sendo montada uma associação de moveleiros.
Para o representante da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), Luiz Antônio Fregona, “todos têm enfrentado desafios como guerreiros e demonstrado resultados na prática”.
Acompanharam o evento, o coordenador da Casa do Empreendedor, Reginaldo de Andrade Santos, Kiei Takayasu, vice-presidente da Acise, representantes das empresas Suzano Papel e Celulose, ISS –Servisystem do Brasil, Banco Itaú, Banco do Brasil, Leandro Dolenc, da Sociedade Ecológica Amigos do Embu, Clausimara Tallala Gegunes, do Sebrae, autoridades municipais, empresários do município e representantes de cidades vizinhas.