Caminhada dos Mártires homenageia Santo Dias, Evaristo Arns, Índios e Jovens assassinados

19/10/2011 - 0:00
Caminhada dos Mártires homenageia Santo Dias, Evaristo Arns, Índios e Jovens assassinados
Acessibilidade

O Encontro Nacional de Fé e Política realizará sua Caminhada dos Mártires homenageando D. Paulo Evaristo Arns (que esse ano completou 90 anos), Santo Dias da Silva (que há 32 anos foi assassinado pelos militares), os índios brasileiros e a juventude. A Caminhada será realizada no dia 29/10 após o término das Plenárias Temáticas do primeiro dia do Encontro que será realizado no Centro de Eventos Caipirão, em Embu das Artes…

A Caminhada dos Mártires é uma manifestação mística e política realizada pelos simpatizantes do Movimento Fé e Política, com o objetivo lembrar e homenagear os mortos em luta em defesa de seus direitos. Trata-se de uma procissão dos militantes e simpatizantes do movimento que entoando cânticos religiosos vão relembrando os mortos e assassinados nas lutas políticas em defesa da terra, da família, do alimento, do trabalho, por casa, educação, saúde, contra a violência, pela qualidade de vida, na defesa do meio ambiente e por justiça. “É um momento em que nos congregamos para mostrar a caminhada e a luta do povo de Deus em busca da terra prometida. Da “terra sem males” ou do “Bem Viver”. – diz Meire Araujo, da Coordenação Nacional.

O roteiro da Caminhada em Embu das Artes será o seguinte:

A Caminhada sairá do Caipirão às 18hs e fará sua primeira parada em frente ao Parque do Lago Francisco Rizzo, onde homenageará todos os que foram assassinados na defesa dos Direitos Humanos, índios, jovens e especificamente Santo Dias da Silva.

A Caminhada seguirá pela Avenida Jorge de Souza, ruas Ranulfo Lira, Siqueira Campos e Boa Vista e fará uma segunda parada no Largo dos Jesuítas em homenagem a todos os que foram assassinados defendendo ou lutando pela demarcação de suas terras, em especial os milhões de indígenas e o holocausto indígena causado pela colonização imperialista no Brasil, na América Latina e em todo o mundo.

Após a segunda parada, a Caminhada prosseguirá pelo Largo 21 de Abril e pelas ruas da Emancipação, Paulo do Vale, Quirino Silva até o Morro do Cruzeiro onde está localizado o Memorial Sakai.

No Largo do Cruzeiro, em frente ao Memorial Sakai, será realizada a última homenagem para todas as crianças e jovens mortos nas ruas das grandes cidades ou em lutas por seus direitos. É onde haverá um Grito contra o extermínio dos jovens” e por políticas públicas para a Juventude.

Após essa manifestação, a Caminhada retornará pelo mesmo trajeto até o Centro de Eventos Caipirão encerrando o primeiro dia do 8º Encontro de Fé e Politica. 

----
Compartilhe nas redes sociais