Campanha aumenta em 226% testes anti-HIV

14/12/2009 - 0:00
Campanha aumenta em 226% testes anti-HIV
Acessibilidade

A campanha de combate à Aids Fique Sabendo 2009, realizada pelo terceiro ano consecutivo durante o mês de novembro, registrou um aumento considerável no número de exames. Este ano foram colhidas 652 amostras de sangue para o teste anti-HIV contra 200 no ano passado, um crescimento de 226%.

Durante campanha, a coleta do exame é feita todos os dias em três unidades básicas de saúde, destacadas pela Secretaria de Saúde do governo municipal por sua localização estratégica, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e CAPS AD (Álcool e Droga). A UBS Jardim Independência respondeu por 70,6% dos testes, coletando 460 exames, à frente da UBS Centro, com 91 exames, 13,9% do total, e dos CAPS, que coletaram 67 exames (10,3%). A UBS Santo Eduardo colheu 34 exames, ou 5,2% do total. A espera pelo resultado também diminui no período, de 30 para 20 dias em média. De acordo com o coordenador do Programa DST/Aids Dr. Wolff Rothstein, a prevalência da doença deve se manter em torno de 0,6%, três a quatro casos.

A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em conjunto com as secretarias estadual e municipal de Saúde. O encerramento ocorreu no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, com atividades culturais e apresentação teatral na Escola Estadual do Jardim da Luz.

----
Compartilhe nas redes sociais