No último dia 8 de abril, a Prefeitura da Estância Turística de Embu, através do Fundo Social de Solidariedade, realizou o lançamento de mais uma Campanha do Agasalho, com o slogan "A Fraternidade Aquece o Coração". A cerimônia de lançamento aconteceu no Auditório do Centro Cultural Embu das Artes e teve a presença de diversas autoridades municipais, diretores de entidades e empresários parceiros desta iniciativa.
A Campanha terá seu período de arrecadação entre os dias 8 de abril e 6 de junho, no qual as pessoas poderão realizar suas doações, não só de agasalhos, mas também de cobertores, nos Postos de Coleta espalhados nos comércios, indústrias e prédios da administração pública municipal.
O lançamento da Campanha do Agasalho contou com a apresentação de um peça teatral intitulada "Aqueça seu coração. Doe um agasalho", que mostrou às mais de 150 pessoas presentes o drama vivido por milhares de famílias carentes durante o inverno.
A importância da participação da sociedade para minimizar o sofrimento da parcela mais carente da população foi ressaltado nos discursos que marcaram o lançamento da Campanha. "É uma responsabilidade de todos nós fazer alguma coisa para atender as pessoas que foram excluídas pela sociedade. Mesmo que não consigamos mudar a realidade do Brasil, vamos pelo menos lutar para transformar Embu em uma cidade melhor", afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Embu, a primeira-dama Maria Cleusa Gomes.
"Os empresários, as entidades e a população em geral da cidade têm nos ajudado a mudar a história do município. Todas as campanhas que realizamos têm contado cada vez mais com a colaboração dos vários setores da sociedade, garantindo o crescimento do número de pessoas beneficiadas pelas nossas ações. A Campanha do Agasalho só é vitoriosa porque está conseguindo envolver um grande número de pessoas, que acreditam na construção de uma feliz cidade", afirmou o prefeito Prefeito.
Participam da Campanha as escolas de idiomas Wisard, Fisk e CCAA; Supermercado Riviera; Drogaria Cadocha; Padaria Belas Artes; Laboratório Fotográfico Taniguchi; Restaurante Recanto Gaúcho; Escola Microlins; Escola Alpha, Centro Educacional Curumim, os Colégios Ecco e Adventista, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Café do Ponto, Jet Foto, Embu Ótica, Rosa Mundo, entre outros parceiros que arrecadarão as doações.
Destaque para a participação da Sansuy, Caixa Econômica Federal, Amenat, Búfalo e Daisa, que também enviaram representantes à cerimônia de lançamento, e para Ripasa, que patrocinou parte do material de divulgação da Campanha do Agasalho-2005.
Todas as peças de vestuário doadas são cuidadosamente separadas, descartando aquelas que não têm condições de uso. As pessoas atendidas pela iniciativa participam de uma espécie de bazar nos bairros mais carentes, onde cada morador pode escolher o que vai levar para casa.
Desde 2001, a Campanha já beneficiou mais de 34 mil pessoas e a cada ano consegue arrecadar um número maior. Em 2001 foram beneficiadas 2780 pessoas; em 2002, 9000; em 2003 o número subiu para 11145 e em 2004, 12000 pessoas receberam os agasalhos.