Campanha do desarmamento continua

14/04/2005 - 0:00
Campanha do desarmamento continua
Acessibilidade

A Prefeitura da Estância Turística de Embu e a Guarda Civil Municipal, através de parcerias com as Polícias Militar e Civil e com o apoio do Instituto Sou da Paz, estão retomando a campanha de desarmamento no município. Até o próximo dia 23 de outubro, os moradores de Embu e de outras cidades da região poderão entregar as suas armas em quatro pontos do município. Todas as pessoas que aderirem à campanha serão indenizadas, com o pagamento de valores de acordo com o modelo do armamento entregue.

As armas deverão ser entregues, descarregadas e descaracterizadas (enroladas em tecidos ou acondicionadas em caixas) no 36º Batalhão da Polícia Militar do Jardim Santa Emília, na 1ª Companhia da PM no Jardim Pinheirinho, na Delegacia de Polícia de Embu e no 1º Distrito da Polícia Civil do Jardim São Marcos.

Como o porte ilegal de armas é crime inafiançável, antes de realizar a entrega do armamento, deverá ser solicitada uma guia de trânsito nos postos de recolhimento. O documento terá validade por um único dia e só pode ser usado no percurso entre o local onde a arma está guardada e a unidade policial escolhida pela pessoa.

No ato de entrega da arma, será emitido um documento comprovando que o armamento foi retirado de circulação naquela data. Esse recibo é a garantia do pagamento da indenização.

O principal objetivo dessa iniciativa é reduzir o armamento em circulação na cidade e evitar ocorrências que, sem a presença de armas de fogo, dificilmente deixariam vítimas fatais, como crimes passionais, ou simplesmente não existiriam, como mortes provocadas por disparos acidentais.

Também vale destacar que a maioria das armas nas mão dos marginais  entraram em circulação legalmente, adquiridas por colecionadores e pessoas comuns interessadas em proteger sua família e propriedade, que muitas vezes acabam armando seus próprios agressores.

Com a criação da Guarda Municipal, a implantação da lei seca, a instalação do circuito de câmeras de vigilância na região central e o estabelecimento de parceria com a Polícia Militar para a ampliação e descentralização de seu efetivo, a Prefeitura de Embu conseguiu reduzir sensivelmente os índices de criminalidade no município, deixando a incômoda liderança no ranking de cidade mais violentos do Estado e diminuindo em mais de 60% a taxa de homicídios em três anos, que caiu de mais de 90 casos para cada 100 mil habitantes em 2001 para cerca de 37 em 2004.

POSTOS DE RECOLHIMENTO DE ARMAS EM EMBU DAS ARTES

 36º Batalhão da Polícia Militar 
 Estrada de Itap. a Campo Limpo, 135 – Jardim Santa Emília – Tel: 4149-4063/190

1ª Companhia da Polícia Militar
Rua das Paineiras, 143 – Jardim Pinheirinho – Tel: 4704-7799

Delegacia de Polícia de Embu
Rua Marcelino Pinto Teixeira, 56 – Parque Industrial – Tel: 4704-2020/4781-4024

1º Distrito de Polícia
Avenida Augusto de A. Batista, 1 – Jardim S. Marcos – Tel: 4783-1377/4783-2077

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: