De 25/11 a 1º/12, a Campanha Fique Sabendo realizou 705 testes de HIV e sífilis nas 15 unidades básicas de saúde e no supermercado Kaçula. Mesmo com a campanha já encerrada, é possível fazer o teste rápido em qualquer unidade básica de saúde. Ele é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, leva apenas 20 minutos, é seguro, sigiloso e gratuito.
Assim como a AIDS, a sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Segundo Leonardo Marcolan, coordenador de Vigilância Epidemiológica, homens e mulheres com vida sexualmente ativa devem fazer o exame periodicamente ou assim que aparecer os seguintes sintomas: lesões na região genital ou no ânus e corrimento. A sífilis facilita a infecção por HIV e para hepatites B e C.
O uso do preservativo continua sendo a forma mais eficaz de se proteger. Lembrando que o sexo oral também deve ser feito com preservativo. Quanto mais rápida a doença for diagnosticada e o tratamento iniciado, melhores serão os resultados.