O câncer de próstata pode manifestar-se nos homens a partir de 40 anos e de maneira silenciosa. Segundo especialistas, é possível que indivíduos sejam portadores da doença sem apresentar qualquer sintoma. Se detectado no início e com tratamento adequado, o câncer de próstata pode ser curado. São sintomas comuns da doença a existência de sangue na urina; vontade freqüente de urinar, especialmente à noite; jato urinário fraco e dor ou queimação ao urinar.
O assunto é grave não apenas por se tratar de uma doença, mas também pelo tabu que existe em torno dela. Preocupada em sensibilizar a população masculina desta faixa etária a respeito da doença, importância do diagnóstico e tratamento, a Prefeitura de Embu das Artes através da Secretaria da Saúde, em parceria com o Hospital Geral Pirajussara, realizará uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. Entre 14 de março e 08 de abril, homens residentes no município e acima de 40 anos podem procurar a unidade ou centro de saúde mais próximo de sua residência, de segunda à sexta-feira no horário de funcionamento correspondente.
A campanha consiste em duas etapas: inicialmente no levantamento de diagnóstico, feito através de um detalhado questionário e da coleta de exame sangüíneo na própria unidade. A seguir, numa consulta previamente marcada com especialista do Hospital Geral Pirajussara. Além do exame de sangue e do questionário, a consulta é muito importante para que o médico analise o paciente e faça o correto diagnóstico. Toda rede de saúde de Embu das Artes está envolvida: Unidades Básicas de Saúde (Centro, Itatuba, Pinheirinho, Ressaca, Santa Emília, Santa Tereza, Santo Eduardo, São Marcos, e Vista Alegre) e Centros de Atenção à Saúde da Família (São Luiz e Tomé).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha pretende envolver homens que não utilizam os centros de saúde da cidade e promover a detecção precoce à prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, registram que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homem, superado apenas pelo câncer de pulmão.